Mais de 60 mil unidades. Essa é a diferença entre as vendas de Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. De acordo com dados da Fenabrave, a picape da Fiat vendeu 98.511 entre janeiro e outubro, enquanto a modelo da VW apenas 38.222 unidades no mesmo período.
Por que a Volkswagen Saveiro não vende tão bem
Primeiro, vamos comparar as versões de cabine dupla de entrada dos dois modelos.
Começando pelo motor. Enquanto a Saveiro sai de fábrica apenas com o motor 1.6 de 116 cv e 16,1 kgfm e câmbio manual de cinco marchas, a Strada apresenta uma variedade maior de motorizações, incluindo a mais recente 1.0 turbo.
A versão de entrada da Strada conta com o motor 1.3 aspirado que rende 107 cv e 13,7 kgf/m aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Além dele, a marca ainda oferece o novo motor Turbo 200 Flex 12V com 130 cv e câmbio automático.
Já quanto ao compartimento de carga, a da Saveiro cabine dupla é de 580 litros, ante aos 844 litros de volume da Strada. No quesito engate, as duas empatam em 400 kg de capacidade.
A Strada apresenta mais itens de série do que a concorrente:
- airbags laterais
- alarme antifurto perimétrico
- Isofix para fixação de cadeira infantil
- computador de bordo
- controle elétrico dos vidros traseiros
- destravamento remoto do porta-malas
- volante com ajuste de altura
- comando interno da tampa do tanque de combustível
- monitoramento da pressão dos pneus
Já a Saveiro somente tem a mais o sensor de estacionamento traseiro (opcional na Strada) e termômetro no líquido de arrefecimento.
O preço não ajuda a picape da Volks. A Saveiro Robust, a cabine dupla mais em conta custa R$ 109.701.
É pouco menos do que a Strada Freedom (cabine dupla), vendida a R$ 112.990.
Problemas crônicos são os maiores inimigos da Saveiro
De acordo com a sessão “opinião do dono” do site Carros na Web, os proprietários têm algumas queixas que vão desde falhas no acabamento a defeitos no motor.
Entre as mais comuns estão a baixa no nível de óleo, algo considerado normal pela montadora.
Um dos usuários reclama que a cada 10 mil km, o nível de óleo baixa cerca de 2 litros. Outro afirmou que a cada 2 mil quilômetros é necessário completar o nível de óleo.
Segundo a marca, o motivo para o consumo em excesso do óleo é o desgaste prematuro dos anéis, assim como sua montagem incorreta.
Entre os mais graves está de um proprietário relatando que com 19 mil km rodados “estourou uma peça no carter, “que parecia que o carro ia pegar fogo”.
Fonte: garagem360