A Kia estĂĄ prestes a fazer sua estreia no mercado de picapes com a Tasman, que serĂĄ revelada no dia 29 de outubro durante o SalĂŁo Internacional do AutomĂłvel de Jeddah (ArĂĄbia Saudita). O evento serĂĄ transmitido ao vivo no canal oficial da fabricante coreana no YouTube.
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A picape foi submetida a diversos testes, incluindo 1.777 avaliaçÔes especĂficas. A Tasman, fabricada sobre chassi , contarĂĄ com um motor turbodiesel, de quatro cilindros de 2,2 litros e tração nas quatro rodas.
Com capacidade de reboque de 3.500 kg e carga Ăștil de 1.000 kg, a picape serĂĄ lançada na AustrĂĄlia, Nova ZelĂąndia, Sudeste AsiĂĄtico, Coreia, Ăfrica e Oriente MĂ©dio. Seus principais concorrentes incluem Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi Triton, Isuzu D-Max, Mazda BT-50, VW Amarok, e novos concorrentes chineses como BYD Shark e GWM Cannon Ute.
Controvérsia do design

Imagem: Divulgação
Antes mesmo do lançamento, a Tasman recebeu crĂticas devido ao seu design âmais quadradĂŁoâ, especialmente em relação aos para-lamas. Fotos de protĂłtipos camuflados mostram componentes que parecem blocos de plĂĄstico nĂŁo pintado, integrados de forma questionĂĄvel Ă carroceria.
Embora seja comum que picapes e veĂculos off-road tenham arcos de roda angulares, a escolha da Kia neste modelo gerou debates. A linguagem de design pretende ser ârobustaâ, mas pode parecer âinacabadaâ.Â
Respondendo ao feedback, a Kia sugeriu uma possĂvel solução: um acessĂłrio de para-lamas disponĂvel no lançamento, com preço acessĂvel, que pode suavizar a percepção dos compradores que nĂŁo estĂŁo convencidos com o visual atual.
Além do acessório, hå especulaçÔes sobre a possibilidade de alternativas de para-lama na cor da carroceria, o que poderia integrar melhor o design. Um teaser recente da Kia, mostrando a Tasman com acabamento preto, då uma ideia de como a picape poderia ficar com um estilo mais razoavél.
Oferta global, mas não na América

A AmĂ©rica Latina ficou de fora dos planos iniciais da marca que nĂŁo estĂĄ presente de forma oficial no Brasil, entĂŁo a decisĂŁo de trazĂȘ-la para cĂĄ ficarĂĄ Ă cargo da importadora. No entanto, a Kia estĂĄ desenvolvendo uma picape elĂ©trica para o mercado norte-americano, possivelmente ligada ao EV9, alinhada com a estratĂ©gia de eletrificação da fabricante coreana na regiĂŁo.
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Fonte: autoo