As importações de veículos elétricos tiveram em salto nos sete primeiros meses de 2024 se comparado o ano passado, de acordo com levantamento da fintech Vixtra ,especializada em financiamento e soluções para importadores, com base em dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com o que foi computado, as importações de veículos elétricos no mercado brasileiro atingiram US$ 1 bilhão de janeiro a julho de 2024, ante US$ 135 milhões de igual período de 2023.
A crescente preocupação ambiental entre os consumidores e governos de todo o mundo vem causando uma busca por maneiras de minimizar os impactos negativos de suas atividades diárias, incluindo o transporte.
Chineses são líderes isolados
O estudo demonstra que a grande maioria das importações são provenientes da China, responsável por fornecer 88,98% dos veículos elétricos que chegaram ao Brasil, com uma disparidade evidente para os outros países exportadores. Para efeitos de comparação, Hong Kong e Alemanha são os segundo e terceiro maiores exportadores e representam 5,06% e 3,33% das origens da importação do Brasil.
“A China está intensificando a produção de veículos elétricos e os grandes fabricantes locais estão em amplo crescimento, fatores estes que contribuem para que o país seja líder global em importações do segmento”, comenta Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra.
“O Brasil possui um grande mercado consumidor, e com a crescente busca por alternativas de mobilidade mais limpa, o futuro dos veículos elétricos parece promissor, tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores.” finaliza o executivo.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Fonte: autoo