A Ford se prepara para lançar a Ranger EV, uma versão elétrica de tamanho médio da atual da picape. O modelo deve entrar em produção em 2027 e será baseado em uma nova plataforma desenvolvida por uma equipe que opera de forma independente dentro da empresa, com menos burocracia e mais liberdade criativa, liderado pelo Alan Clarke, um ex-engenheiro da Tesla que foi crucial no desenvolvimento do Model Y, atualmente o carro mais vendido do mundo.
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A Ranger EV será o primeiro veículo a utilizar a nova arquitetura da Ford e parece que essa picape elétrica estará no mercado com a tradicional Ranger a combustão. Todos os rumores indicam que a arquitetura utilizada será a TE1.
O mercado atual de veículos elétricos enfrenta uma intensa guerra de preços globais, impulsionada pela supercapacidade e a chegada de cerca de 150 novos modelos elétricos previstos na América do Norte até o final de 2026.
Esse cenário de competição acirrada tem levado alguns fabricantes a adotar uma estratégia de redução de preço. No entanto, essa estratégia pode trazer riscos, como a depreciação das marcas e problemas financeiros futuros, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley.
Enquanto isso, a Ford já reduziu os preços do Mustang Mach-E 2025 e conseguiu cortar seus custos em $5.000 (28.835 mil reais) por unidade nos últimos 24 meses. Com isso, a montadora espera economizar $1 bilhão em veículos elétricos este ano, mantendo o foco na redução de custos e na eficiência operacional.
Duas únicas picapes eletrificadas disponíveis no Brasil
Enquanto aguardamos a chegada da Ranger EV, o mercado brasileiro conta com duas únicas picapes eletrificadas: a Ford Maverick e a BYD Shark.
Ambas representam a crescente demanda por veículos sustentáveis e a transição para a eletrificação no segmento de picapes, cada uma oferecendo suas características que atendem diferentes perfis de consumidores. A Maverick, por exemplo, combina esportividade e versatilidade, enquanto a BYD Shark foca em tecnologia e eficiência energética.
A Ford Maverick é uma picape intermediária, equipada com um motor 2.0L EcoBoost que entrega 253 cv e 38,75 kgfm de torque acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades.
A Maverick também possui uma versão híbrida com motor 2.5L e um motor elétrico, totalizando 194 cv. A capacidade de carga útil é de 617 kg e a caçamba tem 943 litros de espaço.
Já a BYD Shark tem um motor elétrico que proporciona uma condução silenciosa. A Shark oferece recursos tecnológicos, incluindo um sistema de entretenimento multimídia, conectividade e assistentes de direção. O design interno é espaçoso e confortável, ideal para famílias pequenas.
A picape da marca chinesa conta possui um sistema híbrido com motor 1.5 turbo de 192 cv combinado a outros dois elétricos. Um motor elétrico vai no eixo dianteiro (de 228 cv e 31,6 kgfm) e outro traseiro (201 cv e 34,7 kgfm). Desta forma, a potência total é de 430 cv.
Fonte: autoo