Ser passado para trás ao abastecer é um medo universal. Afinal, nada pior que sua moto ser danificada por conta de um produto de má qualidade e você ter que arcar com o prejuízo. Mas não temas, aqui ensinaremos como evitar problemas ao abastecer a moto e garantir sua segurança.
6 maneiras de como evitar problemas ao abastecer a moto
1 – Entenda que preço não é tudo
Um erro comum que muitos motociclistas cometem é escolher o posto de combustível apenas com base no preço mais baixo. No entanto, nem sempre o combustível mais barato é de qualidade adequada.
Isto porque postos com preços muito abaixo da média podem estar comercializando combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa. Portanto, opte por postos conhecidos e bem avaliados, mesmo que o preço seja um pouco mais alto.
2 – Fique de olho nas fraudes e golpes
Infelizmente, existem postos de combustível que se envolvem em práticas fraudulentas, como adulteração do combustível ou utilização de equipamentos de medição manipulados.
Esteja sempre atento aos sinais de possíveis fraudes e denuncie irregularidades. Problemas frequentes no desempenho do motor da sua moto, por exemplo, podem ser um indicativo de combustível adulterado.
3 – Na dúvida, teste a qualidade
Sempre que achar necessário, solicite ao frentista um teste de qualidade do combustível antes de abastecer sua moto.
Por lei, todo consumidor que achar necessário tem direito a solicitar tais testes para sua segurança. Essa medida pode fornecer uma ideia inicial da qualidade do produto que está sendo vendido.
Caso o posto se recuse a fazer o teste ou não possua o equipamento, desconfie e considere abastecer em outro lugar.
4 – Verifique a reputação do posto
A reputação do posto de combustível é essencial na hora de escolher onde abastecer a moto. Assim, procure postos conhecidos, de bandeiras consolidadas e com boa reputação entre os motoristas.
Além disso, faça uma pesquisa online para verificar os comentários e avaliações de outros clientes. Isto pode lhe dar uma ideia da qualidade do combustível e dos serviços prestados.
Você vai gostar: Essas são as motos novas e usadas PREFERIDAS do brasileiro
5 – Peça a nota fiscal
Sempre exija a nota fiscal após abastecer a moto. Isto porque ela é o comprovante da compra e será útil caso ocorram problemas decorrentes do combustível adquirido.
6 – Conheça seus direitos e saiba onde denunciar
Se você suspeitar ou presenciar qualquer tipo de irregularidade em um posto de combustível, saiba como e onde fazer a denúncia.
Anote o endereço do posto, o horário da ocorrência e, se possível, tire fotos ou faça vídeos como evidência. As denúncias podem ser feitas aos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, ou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.
Saber como evitar problemas ao abastecer a moto é o primeiro passo para garantir um sistema melhor. Assim, podemos todos fazer com que os locais mais responsáveis prosperem e, pouco a pouco, eliminar os farsantes e golpistas.
Fonte: garagem360.com.br