Até ter seu nome revelado na semana passada, o novo SUV compacto da Volkswagen era conhecido como Projeto VW 246 ou SUV A0. Mas agora sabemos que ele se chamará Tera e que será menor do que o Nivus e, portanto, competirá com modelos de mesma dimensão e preço, como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Até o início das vendas do Tera em 2025, a Volkswagen deve contar mais sobre o seu SUV de entrada. Mas estamos ansiosos, então até chegar lá, resolvemos separar 10 fatos curiosos sobre o novo carro que promete agitar o mercado.
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1 – Primeira aparição
Em setembro deste ano, o Volkswagen Tera fez sua primeira aparição oficial durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. No estande da marca, o SUV apareceu todo camuflado, porém o público pôde ver alguns detalhes como a assinatura dos faróis, a silhueta e o design das rodas do veículo.
2 – Outras opções de nome
Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara eram alguns dos nomes que a Volkswagen havia registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), segundo noticiou na época o site Notícias Automotivas. A marca —que tratou logo de descartar reviver o Gol— chegou a anunciar que a alcunha do SUV teria até cinco letras e Tera foi mesmo escolhido.
3 – Produção e lançamento
O início da produção do novo Volkswagen Tera está previsto para acontecer a partir de janeiro, enquanto o seu lançamento acontece no primeiro trimestre de 2025, segundo nossas apurações.
4 – Plataforma
O Tera será construído a partir da plataforma MQB A0, a mesma do Polo e do Nivus. Com isso, dividirá as linhas de produção com o hatch, na unidade da Volkswagen em Taubaté. E isso afetará diretamente as dimensões do veículo.
5 – Visual
Apesar da estamparia do Tera ser diferente, a estrutura da carroceria terá muito em comum com o Skoda Kylaq, lançado na Índia. O SUV indiano teve desenvolvimento conjunto com a versão da Volkswagen. O nosso compacto seguirá a nova identidade visual da marca com faróis finos (os mesmos do novo Nivus), grade estreita e grande entrada de ar no para-choque. A traseira terá lanternas interligadas por uma barra plática sem iluminação.
6 – Dimensões
Como o Volkswagen Tera compartilhará a mesma base com o Polo, assumirá algumas dimensões do hatch. A distância entre-eixos será a mesma de 2,57 m, mas o SUV será mais largo e comprido, chegando próximo aos 4,10. É maior, inclusive, que o Kylaq, que precisou ser encurtado para atender a legislação local que reduz impostos para veículos com menos de 4 m.
7 – Motor
Nas versões mais baratas, o Volkswagen Tera será equipado com o mesmo motor do Polo, o 1.0 170 TSI turbo flex de três cilindros, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Ele rende 116 cv de potência e 16,8 kgfm. As versões mais caras podem usar o ajuste mais bravo deste motor, com 128 cv e 20,4 kgfm.
8 – Interior
Ainda que o Tera compartilhe a base mecânica com o Polo, o interior será diferente. Com o desenvolvimento feito em conjunto com a Skoda, o interior deve seguir as linhas já usadas no hatch Fabia e no SUV Kylaq. Podemos esperar central multimídia destacada e painel digital com desenho diferente do usado pelo carro nacional.
9 – Investimentos
O próximo lançamento da Volkswagen faz parte dos R$ 16 bilhões anunciados no começo deste ano e que terá 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e um novo motor 1.5 TSI, que vai substituir o atual 1.4.
10 – Preços
O novo Volkswagen Tera deverá ter preços na faixa que vão dos R$ 110 mil até os 140 mil, considerando que hoje o Nivus Comfortline parte de R$ 136.990.
Fonte: autoo