O mercado de eletrificados vai de vento em popa, conforme mostra o último relatório da Bright Consulting que registrou só no mês de novembro foram 16.947 emplacamentos, alcançando 7,0% dos emplacamentos totais, um aumento de 7,9% em relação a outubro (15.709) e 61,2% comparado a novembro de 2023 (10.514).
VEJA TAMBÉM:
As marcas chinesas representaram 4,6% das vendas em novembro, uma queda em relação aos 6,7% de outubro, mas mantendo grande relevância no segmento de eletrificados. O mercado Mild Hybrid (MHEV) apresentou crescimento expressivo, com aumento de 50% na participação entre janeiro e novembro de 2024 (de 0,6% para 0,9%).
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Com base neste relatório, confira quais foram os quatro modelos eletrificados mais vendidos.
1º – BYD Dolphin Mini
Com 2.294 unidades, o Dolphin Mini é o carro elétrico mais barato da BYD e o mais vendido no mês. Seu preço inicial é de R$ 119.800 para a opção de cinco passageiros e R$ 115.800 na versão homologada para quatro pessoas.
Ambas estão equipadas com motor de 75 cv e autonomia de 280 km (modo Inmetro), o que o coloca em ligeira vantagem a outros hatches eletrificados como o Renault Kwid E-Tech – homologado apenas para quatro pessoas – com alcance de 185 km.
Sua bateria de 38 kWh do tipo Blade é feita de fosfato de ferro-lítio e pode ser recarregada em até 30 minutos, em corrente contínua de 40 kWh, com 30% a 80% de recarga.
2º- BYD Song Pro
Outro modelo de sucesso da BYD, desta vez um híbrido PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). O Song Pro conseguiu vender 2.084 unidades no mês de novembro. Oferecido em duas versões, o SUV tem capacidade para até cinco passageiros e muito conforto nas viagens. A mais barata GL custa R$ 189.800 e a topo de linha GS, R$ 199.800 e a diferença básica fica por conta do tamanho do pack de baterias Blade.
No entanto, seja qual for a opção, ambas vêm equipadas com um motor 1.5 aspirado, a gasolina de 98 cv e outro elétrico de 197 cv que juntos têm a potência combinada de 235 cv. Na GS, o consumo de combustível pode chegar a 15,2 km/l na cidade e na estrada 12,2 km/l, segundo o Inmetro.
3º- Fiat Fastback
Lançado no mês passado, o Fiat Fastback Hybrid já acumulou 730 unidades vendidas. Disponível para a versão Audace e Impetus, o SUV cupê eletrificado parte de R$ 151.990 para a primeira e R$ 161.990 para a segunda variante. Seu sistema MHEV sigla para Mild Hybrid Electric Vehicle, ou híbrido leve, de 12 Volts funciona por meio de um motor elétrico de 4 cv em parceria com o propulsor 1.0 GSE T3 turbo flex de três cilindros, de 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina).
A vantagem do primeiro MHEV da Stellantis no Brasil – junto com a linha Pulse – está na melhor performance e redução de consumo de combustível. Conforme dados da última tabela de consumo do Inmetro, no etanol, são 8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, ele faz 12,6 km/l e 13,9 km/h, nessa ordem.
4º- Corolla Cross Hybrid
Vendido por aqui desde 2021 junto à versão a combustão, o eletrificado Toyota Corolla Cross Hybrid reúne o melhor dos dois mundos. Um exemplo é a tecnologia em “parceria” com a robustez mecânica combinada ao exclusivo e pioneiro sistema híbrido flex da marca japonesa. Nesse caso, a potência declarada é de 101 cv com etanol e 98 cv com gasolina que combinado com a potência do propulsor elétrico de 72 cv, rende 122 cv.
No consumo, o crossover faz: 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol) e 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada (gasolina), de acordo com o Inmetro. O último carro mais vendido da lista acumulou 1.008 unidades comercializadas mensais. O crossover híbrido é vendido nas versões XRV Hybrid, com preço de R$ 206.290 e XRX Hybrid, que custa 212.890.
Fonte: autoo