O número de acidentes nas estradas brasileiras é altíssimo. Apesar de erro humano ser a causa da maior parte deles, o veículo que se conduz tem papel crucial na redução destes números.
Revisão dos freios do carro garante viagem sem acidentes
Conhecer a importância da revisão dos freios do carro e sistemas envolvidos é ideal para compreender melhor como cuidar do seu carro e, assim, dar mais segurança às nossas vias.
Entre todas as partes e componentes que formam um carro, nãos pode-se ignorar aquelas essenciais. Os freios estão neste grupo, afinal, são responsáveis diretos pela segurança de todos os envolvidos, dentro e fora do veículo.
Em uma época que o número de revisões aumenta significativamente, especialmente por conta das férias escolares e viagens familiares, devemos reforçar a importância de cuidar dos freios de seu veículo.
Freios dianteiros são os mais desgastados
Como é de se esperar, a carga gerada durante a frenagem é dividida entre todos os freios do veículo. No entanto, cerca de 70% dela é direcionada para os dianteiros.
Isto resulta em um desgaste desproporcional que, por conseguinte, exige uma atenção dobrada com eles.
As pastilhas, uma parte exclusiva dos freios da frente, é a mais afetada. Assim, ela tende a apresentar problemas muito antes das outras peças ou do seu equivalente na parte traseira, a sapata.
“Quando as pastilhas de freio apresentam desgaste, o ruído de metal é um dos indícios que a vida útil chegou ao fim […] uma vez que a chapa metálica começa a encostar no disco”, nos diz Luciano Costa, gerente da Jurid, uma das principais fabricantes de componentes para freios do Brasil.
Durante a condução pode-se sentir outros efeitos que indicam desgaste da pastilha de freio, como:
- Pedal do freio mais baixo ou duro;
- Redução da eficiência nas frenagens;
- Lentidão na resposta da ação ao tocar o pedal.
Os freios traseiros e outros componentes também merecem atenção
Apesar desta atenção extra sobre os freios dianteiros e suas partilhas, de forma alguma podemos negligenciar os traseiros, assim como as outras peças.
Como dito, os freios traseiros contam com a sapata para executar papel semelhante à pastilha. Dessa maneira, na parte de trás do veículo elas, geralmente, necessitam de trocas mais constantes.
Neste caso, o principal indício de desgaste são dificuldade para acionar o freio de mão, quando ele estiver duro ou apresentar dificuldade para segurar o veículo.
Além disso, deve-se trocar também os fluidos de freio regularmente, uma vez que eles são diretamente responsáveis por transferir a força e garantir uma frenagem eficiente.
Assim, entender a importância da revisão dos freios do carro e todas as peças envolvidas é o primeiro passo para garantir a segurança nas estradas e evitar acidentes. De resto, basta conduzir com atenção, consciência e curtir a viagem com sua família e amigos!
Fonte: garagem360.com.br