Carros & Motos

Carros elétricos podem ficar mais caros em 2026: aumento de impostos de 35% previsto para julho

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Carros elétricos mais caros em 2026? Aumento de impostos deve chegar em 35% no mês de julho

Carros elétricos e híbridos terão imposto de 35% em julho de 2026. Veja como o aumento afeta os preços e quais marcas produzem aqui

O mercado de carros elétricos no Brasil se prepara para um divisor de águas em julho de 2026, com o aumento final do imposto de importação. A medida vai elevar a alíquota para 35%, impactando diretamente o preço final dos modelos movidos a bateria que chegam de outros países.

Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

Carros elétricos vão ficar mais caros em 2026?

O ano mal começou, e quem está de olho em comprar um elétrico já tomou um balde de água fria. Isso porque julho será um mês decisivo para o setor, pois marca o teto do cronograma de aumento de impostos para veículos eletrificados importados.

Carros elétricos vão ficar mais caros em 2026Carros elétricos vão ficar mais caros em 2026

Elétricos podem ter reajuste de preço a partir de julho deste ano | Foto: Reprodução

A partir desta data, todos os modelos híbridos, híbridos plug-in e elétricos puros (EVs) passarão a pagar uma alíquota única de 35%. Os modelos 100% elétricos serão os mais impactados no curto prazo, uma vez que a taxa atual é de 25%, representando um aumento pesado de 40% sobre o imposto anterior.

Atualmente, os híbridos convencionais já pagam 30% e os plug-ins 28%, mas o nivelamento em 35% elimina qualquer meio-termo a partir do segundo semestre.

Histórico do aumento gradual (EVs)

Período Alíquota de Importação (EVs)
Janeiro de 2024 10%
Julho de 2024 18%
Julho de 2025 até Junho de 2026 25%
Julho de 2026 35%

Estratégias das marcas envolve produção local como refúgio

Para escapar dessas taxas elevadas, diversas fabricantes estão acelerando a produção em solo brasileiro. Quando o veículo é montado localmente por meio de regimes como SKD (parcialmente desmontado) ou CKD (totalmente desmontado), a taxa de imposto é reduzida para no máximo 18%, praticamente metade do valor dos importados.

Carros elétricos vão ficar mais caros em 2026Carros elétricos vão ficar mais caros em 2026

Foto: Freepik

Algumas marcas já se movimentaram:

  • BYD: Produz o King DM-i, Dolphin Mini e Song Pro em Camaçari (BA);
  • GWM: Monta o SUV Haval H6 em Iracemápolis (SP);
  • Chevrolet: Produz o Spark EUV em Horizonte (CE) por meio de parceria;
  • Geely: Adquiriu parte das operações da Renault no Paraná para iniciar produção de híbridos e elétricos ainda em 2026.

Essa vantagem competitiva para o regime SKD/CKD deve durar até o início de 2027, quando esses modelos também deverão atingir o patamar de 35% de imposto.

Por que o imposto dos carros elétricos está subindo?

O movimento foi articulado ainda em 2023, atendendo a pedidos da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A justificativa oficial é proteger a indústria nacional e evitar uma “invasão” de modelos importados, especialmente da China.

O foco do governo é fomentar a produção local com o maior índice de nacionalização possível. Vale destacar que este aumento não se aplica a veículos importados movidos exclusivamente a combustão (gasolina, etanol ou diesel).

Até o momento, algumas fabricantes absorveram os aumentos anteriores sem repassar ao consumidor, mas o mercado aguarda para ver quem manterá os preços ou subirá as tabelas a partir de julho.

Você acredita que o aumento dos impostos vai realmente incentivar as fábricas no Brasil ou apenas deixará os carros elétricos inacessíveis para a maioria? Deixe sua opinião nos comentários!


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.