A adesão por veículos eletrificados aumentou expressivamente no Brasil em 2023. Dessa forma, também expandiram-se as dúvidas a respeito do carro elétrico como, por exemplo, o risco de incêndio nas recargas.
Carros Elétricos Estão Cada Vez Mais Comuns No País (Foto: Freepik)
Nem todo mundo sabe, mas as recargas de carros elétricos podem apresentar problemas graves com incêndios, caso não sejam realizadas de maneira correta.
Dessa maneira, é necessário tomar alguns cuidados ao carregar esses veículos, cada vez mais vistos no país.
Assim como são necessários cuidados para evitar acidentes durante o abastecimento em postos de gasolina, nas estações de recarga é fundamental adotar medidas de segurança para evitar sérios problemas.
‘’Durante o carregamento pode haver uma corrente irregular na bateria de lítio, o que aumenta sua temperatura exponencialmente e libera seus componentes químicos inflamáveis que, em contato com o ar, provocam um incêndio”, explica Herbert Abreu, técnico eletrotécnico da Loja Elétrica.
Carros Elétricos Estão Cada Vez Mais Comuns No País (Foto: Freepik)
Chamas podem durar dias
O fogo proveniente da recarga de carros elétricos pode levar horas e até dias para ser contido pelo Corpo de Bombeiros.
Além disso, são consumidos em média, por automóvel, de 45 a 135 mil litros de água nesse processo.
De acordo com Herbert Abreu, os fatores de risco de incêndio em veículos elétricos estão relacionados à imprudência, defeito de fábrica e colisão.
“Podem causar combustão na bateria de lítio má instalação, cabos desencapados, subdimensionamento da proteção do sistema, falta de aterramento, mau contato do plugue T1/T2, uso incorreto dos equipamentos, falha elétrica do veículo, colisão, ruptura do cabo de comunicação e ausência de sistema de gerenciamento de bateria (protocolo BMS)”, informa.
Para garantir a segurança do motorista e dos transeuntes e a integridade do automóvel durante a recarga em eletropostos é preciso se certificar de que os carregadores tenham, entre outros fatores, proteção dimensionada de acordo com a rede.
Essa proteção consiste em disjuntor de corrente alternada, protetor DPS, interruptor diferencial curva B (específico para aplicação em carregador veicular).
Recomenda-se ainda realizar recargas em postos cujas vagas ficam ao ar livre.