O Grupo Carrefour Brasil fechou 2024 com um faturamento de R$ 120,5 bilhões e garantiu o primeiro lugar no Ranking Abras pelo nono ano consecutivo. O levantamento, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados () em parceria com a NielsenIQ, destaca os maiores grupos supermercadistas do país.
A edição de 2025 revelou uma mudança significativa entre os líderes do setor. O GPA, responsável pelas marcas Pão de Açúcar e Extra, caiu uma posição em comparação ao ano anterior. O destaque ficou para os Supermercados BH, que assumiram a quarta colocação.
Veja as 10 maiores redes de supermercados em faturamento; Carrefour segue em primeiro lugar
- Grupo Carrefour Brasil – R$ 120,5 bilhões
- Assaí Atacadista – R$ 80,5 bilhões
- Mateus Supermercados – R$ 36,3 bilhões
- Supermercados BH – R$ 21,2 bilhões
- GPA – R$ 20 bilhões
- Irmãos Muffato – R$ 17,4 bilhões
- Grupo Pereira – R$ 15,3 bilhões
- Mart Minas & Dom Atacadista – R$ 11,4 bilhões
- Cencosud Brasil – R$ 11,2 bilhões
- Koch Hipermercado – R$ 10,3 bilhões
Varejo alimentar movimenta mais de R$ 1 trilhão no Brasil
O setor supermercadista movimentou R$ 1,06 trilhão em 2024, o equivalente a 9,1% do Produto Interno Bruto () do país. O levantamento considera formatos variados, como atacarejo, varejo tradicional, minimercados, e-commerce, lojas de conveniência e hortifrútis.
Apesar do crescimento, o varejo alimentar enfrenta dificuldades para contratar. Segundo a Abras, existem 357 mil vagas em aberto. Mesmo assim, o setor emprega mais de 9 milhões de pessoas, direta e indiretamente, no Brasil.
Número de supermercados cresce mais de 2% em um ano
O encerrou 2024 com mais de 424 mil estabelecimentos ligados ao setor de supermercados e similares. O total representa um crescimento de 2,3% em relação a 2023, sinal de que o setor segue em expansão, mesmo diante dos desafios logísticos e trabalhistas.
Fonte: revistaoeste