A polícia da Itália prendeu a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) nesta terça-feira, 29. À Revista , fontes do Ministério da Justiça confirmaram o ato e disseram que, agora, ela deverá ser extraditada ao Brasil. Isso porque há um mandado de prisão expedido pelo
De acordo com pessoas próximas da congressista, ela decidiu se entregar de “forma pacífica”. Nas redes sociais, contudo, o parlamentar italiano Angelo Bonelli disse ter comunicado às autoridades sobre o paradeiro de Carla.
Carla está afastada do cargo no Congresso Nacional desde 29 de maio, quando pediu a primeira licença para tratamento de saúde. Depois, solicitou mais 120 dias para “tratar de interesse particular”. Como não retornou dentro do prazo, o suplente Coronel Tadeu (PL-SP) assumiu o mandato.
“Consultei o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que nos repassou informações preliminares”, disse o presidente da Câmara, Hugo Motta. “Aguardamos as manifestações oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano. Importante lembrar que as providências que cabem à Câmara já estão sendo adotadas, por meio da representação que tramita na CCJC, em obediência ao Regimento e à Constituição. Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão — apenas sobre a perda de mandato.”

Em 16 de maio, A Procuradoria-Geral da República acusou o hacker Walter Delgatti de executar a ordem.
Dias depois do entendimento do Tribunal, a parlamentar saiu do país.
Fonte: revistaoeste