Eventos

Capoeira chega às escolas de Cuiabá através de projeto com apoio da Lei Paulo Gustavo

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O projeto “Iêe Viva meu Mestre” chega nesta sexta-feira (29), à Escola Estadual Wanir Delfino César, em Cuiabá, com oficinas, vivências e rodas de capoeira voltadas a estudantes. A iniciativa, contemplada no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), busca aproximar crianças e adolescentes de 10 a 17 anos da cultura popular por meio da capoeira.

As atividades, que incluem rodas de conversa, oficinas de capoeira, maculelê e samba de roda, começaram em abril e seguem até setembro em instituições de ensino da capital, alcançando mais de 2 mil alunos. Além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o projeto atende sete escolas da rede pública estadual e municipal, sendo três delas na zona rural e quatro em regiões periféricas.

De acordo com o idealizador do projeto, Rivaldo Xavier da Cruz, o mestre Cyborg, a proposta valoriza a diversidade cultural. “A gente divulga a história e fomenta a prática da capoeira, a roda da capoeira, enriquece e fortalece a cultura popular”, afirma. Outros mestres conhecidos da capital também participam da iniciativa.

Criado em 2010, o “Iêe Viva meu Mestre” está em sua 15ª edição e ganhou maior alcance neste ano com os recursos da Lei Paulo Gustavo, obtidos por meio do edital da Secel. “Esse incentivo traz a oportunidade não só para a Capoeira, mas para todos os diversos segmentos culturais contemplados, pois podemos mostrar à sociedade o trabalho que viemos realizando ao longo dos anos com muita dedicação a nossa cultura e a nossa arte”, ressalta Rivaldo.

O projeto foi lançado em 5 de abril, no Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, e no dia seguinte promoveu uma roda de capoeira no Mercado do Porto. Desde então, já passou pela EMEB Adelina Pereira Ventura, EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, EMEBC Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite e pelas escolas estaduais José de Mesquita e Alina do Nascimento Tocantins.

Nesta fase final, as atividades chegam às escolas estaduais Padre Wanir Delfino César e Dr. Estevão Alves Corrêa.

Fonte: hnt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.