Entre os dias 9 e 13, das 13h às 17h, as aulas serão na Praça da Cultura, na região central da cidade. Já dos dias 10 a 14, das 18h às 22h, elas acontecem na Casa da Cultura, no bairro Bom Pastor. Ao todo, são 30 vagas disponíveis.
O projeto surgiu a partir da percepção de que os jovens da periferia de Alta Floresta têm dificuldade de acesso a capacitações do mercado criativo. Por isso, o objetivo é trazer uma nova perspectiva profissional e ampliar as possibilidades dos participantes no mercado de trabalho.
Conforme explicou a produtora da ação, a Alessandra Grandini, serão abordados conhecimentos que envolvem arte e tecnologia para além do modelo tradicional de se ensinar iluminação e cenografia.
“Iremos abordar de forma acessível e sustentável novas ideias de espetáculo, como por exemplo, o uso de materiais recicláveis para fazer um refletor, ou até mesmo um teatro de sombras e outras possibilidades que repensem o impacto ambiental gerado em cena”, disse.
Além das oficinas práticas e teóricas, também será ministrada uma aula à parte sobre portfólio e marketing digital, para que os participantes consigam organizar um material para apresentar diante de uma oportunidade no mercado de trabalho.
O curso oferece certificado para quem tiver no mínimo 75% de presença. O projeto foi selecionado no edital da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Alta Floresta com o recurso federal do Ministério da Cultura por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para o fortalecimento e a valorização da cultura brasileira.
Naiane Silva – É arquiteta e urbanista. Possui graduação em Teatro com ênfase em Cenografia e Figurino, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). Na arte, percorre entre o teatro, artes visuais e audiovisual. Na educação, desenvolve pesquisas sobre o processo de ocupação das cidades, cultura e periferia. Atua no teatro e audiovisual desde 2017, com cenografia, figurinos e direção de RTE. Atualmente, reside em Alta Floresta e atua como arte-educadora na educação básica e ensino superior.
Priscila Freitas – É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). Possui mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). Graduada em Letras pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui curso superior de Tecnologia em Teatro pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). É professora convidada no curso de Tecnologia em Teatro da Unemat. Também é iluminadora atuante no mercado de trabalho em Mato Grosso e região.
Alessandra Grandini – Graduada em Rádio, Tv e Internet pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, com um artigo publicado sobre transmídia e pós-graduação em Estudos e Práticas de Cultura pelo IFMT. É produtora e gestora cultural desde 2015. Já atuou no departamento de direção de arte por dois anos consecutivos na RedeTV! (SP), fez parte da equipe de criação e locução da Hits Prime FM (MT) e foi coordenadora de projetos na Secretaria de Cultura do município de Sinop em 2022.
Inscrições: 17/02 a 07/03
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffd9GFalQYga6EmmCxTaf4Ft1aX70qsouIUhn9rmXC4ID2Og/viewform
Aulas: 09/03 a 14/03
Local: Praça da Cultura, das 13h às 17h
Casa da Cultura, das 18h às 22h
Mais informações: (11) 95240-5963
Fonte: Olhar Direto