A organização do festival Cannes Lions, considerado o mais prestigiado da indĂșstria criativa global, retirou o Grand Prix concedido Ă agĂȘncia brasileira pela campanha Efficient Way to Pay, criada para a Consul, na categoria âcreative dataâ.Â
A decisĂŁo sucedeu a âdescoberta de que conteĂșdo gerado e manipulado por (IA) foi utilizado no filme do case para simular eventos reais e resultados da campanha, resultando na apresentação de informaçÔes imprecisas ao jĂșri durante suas deliberaçÔesâ.
O videocase, que tambĂ©m havia conquistado um bronze na categoria âcreative commerceâ, nĂŁo teve a revogação desse segundo prĂȘmio confirmada, conforme a apuração do portal Uol. No entanto, a DM9 optou por retirar voluntariamente todas as inscriçÔes relacionadas Ă campanha.Â

A agĂȘncia tambĂ©m anunciou a exclusĂŁo de outros dois trabalhos do festival: Plastic Blood, desenvolvido para a OKA Biotech â e o mais premiado do Brasil na edição, com oito trofĂ©us â e Gold = Death, criado para a Urihi Yanomami.Â
Segundo a organização do Cannes Lions, as peças apresentadas pela DM9 nĂŁo atendem aos padrĂ”es de legitimidade exigidos pelo festival.Â
Em nota, a agĂȘncia reconheceu ââapresentavam inconsistĂȘncias graves relacionadas Ă veracidade ou legitimidade dos trabalhos apresentadosâ, pediu desculpas pĂșblicas e comunicou a saĂda de Icaro Doria, copresidente e diretor criativo da empresa, que assumiu total responsabilidade pelo caso.
A manifestação da agĂȘncia aconteceu apenas na Ășltima terça-feira, 24, cinco dias depois do começo da polĂȘmica.Â
O videocase de Efficient Way to Pay continha trechos manipulados de uma reportagem da CNN Brasil e de uma palestra da senadora norte-americana DeAndrea Salvador no TED Talks. A matĂ©ria da emissora CNN, inexistente nos moldes exibidos no vĂdeo, teve legendas alteradas e ĂĄudio artificial imitando a voz da jornalista Gloria Vanique.Â
JĂĄ a fala da senadora, originalmente sobre os custos da energia nos EUA, foi adulterada para incluir referĂȘncia Ă cidade de SĂŁo Paulo.
A Whirlpool, controladora da marca Consul, declarou que âĂŁo tolera a manipulação de informaçÔes falsasâ e que tomarĂĄ as medidas cabĂveis diante do episĂłdio. A CNN solicitou a exclusĂŁo imediata do conteĂșdo manipulado de todas as plataformas.
Diante do escĂąndalo, o Cannes Lions anunciou novas regras para reforçar a integridade dos prĂȘmios na era da inteligĂȘncia artificial. Entre as medidas estĂŁo a exigĂȘncia de declaração sobre o uso de IA nas peças inscritas, a assinatura de um cĂłdigo de conduta pelas agĂȘncias, ferramentas de detecção de conteĂșdo manipulado e a possibilidade de desqualificação ou revogação pĂșblica de prĂȘmios.
Segundo a organização do festival, o Cannes Lions existe para ââcelebrar a criatividade real, representativa e responsĂĄvelâ.
NĂŁo Ă© a primeira vez que um LeĂŁo brasileiro Ă© cassado. Todavia, esse Ă© o maior escĂąndalo da publicidade nacional nas 72 ediçÔes do festival. Com a exclusĂŁo dos prĂȘmios das campanhas da DM9, o total de LeĂ”es conquistados pelo Brasil em 2025 caiu de 107 para 95.Â
Apesar disso, o Brasil foi homenageado como âcreative country of the yearâ na edição, e o festival homenageou o publicitĂĄrio Washington Olivetto, falecido em outubro passado. Na cerimĂŽnia, Simon Cook, CEO do evento, disse que âo impacto do Brasil na indĂșstria criativa global Ă© inegĂĄvelâ e destacou a âpaixĂŁo, o talento e a resiliĂȘncia da criatividade brasileiraâ.
AlĂ©m da peça da DM9, a campanha Followers Store, da agĂȘncia Le Pub para a New Balance, que ficou com trĂȘs trofĂ©us, foi questionada por dados duvidosos sobre a venda de camisas do SĂŁo Paulo e por nĂŁo ter tido a inscrição no festival aprovada pela prĂłpria marca.Â
JĂĄ o case One Second Ads, criado pela agĂȘncia Africa para a Budweiser e ganhadora de cinco trofĂ©us, foi criticada por afirmar em um videocase que nĂŁo pagou direitos autorais ao usar trechos de mĂșsicas na campanha premiada. A Ambev, dona da marca, pediu desculpas e reafirmou seu compromisso com artistas e eventos musicais.
Apesar das polĂȘmicas, a Ambev foi a anunciante brasileira mais premiada em 2025, com 20 trofĂ©us conquistados. Estima-se que as agĂȘncias do paĂs tenham investido cerca de R$ 20 milhĂ”es apenas em inscriçÔes nesta edição do festival.
Fonte: revistaoeste