Mundo

Candidata de Boric e apoiado por Bolsonaro vão disputar segundo turno no Chile

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

A esquerdista Jeannette Jara, candidata do presidente Gabriel Boric (que não pode tentar a reeleição porque a legislação local não permite mandatos presidenciais consecutivos), e o direitista José Antonio Kast foram os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição presidencial do Chile, realizado neste domingo (16), e disputarão o segundo turno, marcado para 14 de dezembro.

Com 96,09% dos votos apurados, Jara tem 26,81% dos votos e Kast, 23,99%. O centro-direitista Franco Parisi aparece em terceiro lugar, com 19,61%, seguido pelo libertário Johannes Kaiser (13,93%) e pela conservadora Evelyn Matthei (12,54%).

Os demais candidatos, Harold Mayne-Nicholls, Marco Enríquez-Ominami e Eduardo Artés, ficaram na casa do 1%.

Jara, de 51 anos, é afiliada ao Partido Comunista do Chile, sigla que encabeça uma grande coalizão de esquerda na eleição deste ano.

A esquerdista foi ministra do Trabalho e da Previdência Social no governo Boric entre março de 2022 e abril de 2025 e subsecretária da Previdência Social no segundo governo da ex-presidente Michelle Bachelet entre 2016 e 2018. Leia o perfil completo de Jara feito pela Gazeta do Povo.

Já Kast, de 59 anos e que tenta pela terceira vez chegar ao Palácio de La Moneda, foi vereador no município de Buin e deputado nacional por quatro mandatos consecutivos (2002–2018). Amigo da família Bolsonaro, ele é filiado ao Partido Republicano, legenda que fundou em 2019. Leia o perfil do direitista produzido pela Gazeta do Povo.

As simulações de segundo turno feitas antes deste domingo com estes dois candidatos indicaram que Kast deve vencer em dezembro, em meio a uma campanha marcada pela preocupação dos chilenos com a crise de segurança.

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.