A Eurostar, empresa responsável pelo famoso trem de alta velocidade que percorre o túnel submarino conectando a Inglaterra e a França sob o Canal da Mancha, anunciou planos para adquirir seus primeiros trens de dois andares. A ideia é aumentar a frota em cerca de 30% quando o investimento de 2 bilhões de euros entrar em operação.
Além da facilidade logística, o anúncio também movimentou os entusiastas do transporte ferroviário por possibilitar uma experiência que hoje é praticamente inédita na Grã-Bretanha: apesar de ser famoso por seus ônibus de dois andares, o Reino Unido não conta com um trem nessas características (visto em outros lugares da Europa) desde um teste realizado no final dos anos 1940, que não foi adiante.
Como vai ser o trem
Pelo acordo divulgado em outubro, a Eurostar deve investir em 30 trens do tipo “Celestia”, com opção de adquirir outros 20 posteriormente. Cada composição terá 200 metros de extensão e será capaz de transportar até 540 passageiros. Hoje, é usual que os trens da companhia sejam conectados e circulem “em dupla” – política que, se for mantida com a nova frota, possibilitaria carregar até 1.080 passageiros por viagem.
Uma curiosidade é que, apesar do andar duplo, os trens não serão visualmente muito maiores do que aqueles que circulam hoje: o projeto prevê vagões de no máximo 4,33 metros de altura, uma diferença de apenas 16 centímetros em relação aos atuais. Em vez de crescer “por fora”, o aumento da capacidade se deve a uma otimização do espaço interno, inclusive para garantir que não haja problemas para percorrer as estações que já são atendidas pela Eurostar.
Siga
Segundo a operadora da linha, os novos trens aumentarão a eficiência de todo o processo, pois será possível duplicar o número de passageiros sem aumentar de forma significativa os custos de operação.
Quando entra em operação (e onde)
A promessa é que a frota dos Eurostar Celestia comece a percorrer os trilhos da Europa a partir de 2031, quando está prevista a entrada em operação dos seis primeiros trens adquiridos este ano.
Apesar de ser famosa pela operação no Eurotúnel sob o Canal da Mancha, a Eurostar vai muito além: a empresa conecta Londres a terminais em outros três países além da França, chegando também a Bruxelas (Bélgica), Colônia (Alemanha) e Amsterdã e Roterdã (nos Países Baixos). Os novos trens serão capazes de circular nas ferrovias e estações de todos os países que hoje são atendidos pela empresa.
Fonte: viagemeturismo






