Depois da notícia de ampliação da faixa etária para vacinação contra a dengue, a prefeitura de Campo Grande informou que 3 mil doses, que estão perto do vencimento, estão disponíveis para adultos de até 59 anos. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o estoque do imunizante já não está mais disponível em 18 unidades nesta quinta-feira (16).
Segundo a prefeitura, essas 3 mil doses estão perto da data de vencimento e vão ser usada para imunizar pessoas fora da faixa etária inicial da campanha, por isso, a partir desta quinta-feira, crianças de 4 anos até adultos de 59 anos podem se vacinar contra a dengue.
Outras 16 mil doses estão disponíveis, mas são específicas para jovens de 10 a 14 anos.
Além do prazo de validade, outro ponto determinante para a abertura da campanha foi a baixa procura para vacinação dentro da faixa etária, segundo a Sesau apenas 385 pessoas entre 6 e 16 anos buscaram o imunizante.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e, se possível, o Cartão Nacional do SUS.
A informação é que as vacinas foram distribuídas para toda a rede de saúde e estarão disponíveis até acabarem os estoques, no entanto, 18 unidades já estão sem o imunizante:
- Seminário
- São Francisco
- Paradiso
- Cox
- Vida Nova
- José Tavares
- Coronel Antonino
- Nova Bahia
- Mata do Jacinto
- Noroeste
- Estrela Dalva
- Marabá
- Silvia Regina
- USF Caiçara
- CF Portal Caiobá
- USF Vila Fernanda
- Cristo Redentor
- Três Barras
Contraindicações da vacina
- Pessoas menores de 4 anos e maiores de 59 anos;
- Pessoas com histórico de anafilaxia ou reação alérgica à substância ativa ou a qualquer excipiente da vacina;
- Pessoas com imunodeficiência ou em uso de terapias imunossupressoras;
- Gestantes e lactantes.
Fonte: primeirapagina