Entre março e agosto de 2015, foi exibida na TV Globo a novela , escrita por , e . Com o objetivo de explorar a ambição humana – tema recorrente nas tramas de Braga – o folhetim trouxe e como vilãs, enquanto interpretou a mocinha da história.
Apesar do elenco estrelado, a novela não conseguiu alcançar o sucesso esperado. Dez anos após o fim de Babilônia, que marcou a última obra de Gilberto Braga, , Camila Pitanga revelou, em entrevista ao Roda Viva na última semana, os desafios enfrentados durante a produção e como esse trabalho foi complicado para ela.
Por que Babilônia foi rejeitada pelo público?
Logo em seu capítulo de estreia, Babilônia exibiu um beijo entre as personagens de e , que viviam o formado por Teresa e Estela, respectivamente. Na época, a cena irritou os políticos conservadores, que chegaram a levar a discussão ao Congresso Nacional e promover o boicote à novela. Por conta disso e de outras questões mais progressistas, a produção enfrentou uma enorme rejeição já no início.
A trama também afastou o público com suas histórias densas e pesadas, repletas de violência, vingança, maldade e tragédia, sem um contraponto com enredos mais leves, humorados ou românticos. Além disso, Babilônia enfrentou o crescimento da concorrência: , da RecordTV, e a novela infantil , do SBT.
Camila Pitanga não foi feliz com personagem
“Assustou, incomodou”, declarou Camila Pitanga sobre a novela. Na trama, a atriz viveu Regina, uma típica mocinha de origem simples, mas muito batalhadora. Com bastante ambição, seu objetivo era se formar na faculdade e crescer na vida. No entanto, ao longo da trama, acaba se envolvendo nas tramoias de Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves).
![8Dbaf13Cf31F81Bbedeca344374Fe899 As protagonistas de Babilônia](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/02/11234536/8dbaf13cf31f81bbedeca344374fe899.jpg)
TV Globo
A personagem, porém, não conquistou a simpatia do público e foi considerada insuportável, arrogante e explosiva demais. Até Pitanga concorda que sua performance ficou aquém do esperado e que foi difícil se conectar com o roteiro.
“Não foi um bom trabalho para mim. Acho que tinha ali uma maneira de ler a Regina, a minha personagem, que eu acho que não fui muito feliz mesmo não. Tinha uma coisa muito irritada, muito mal-humorada”, explicou a atriz durante sua participação no Roda Viva.
Mesmo assim, Camila Pitanga garante que foi tentando consertar o tom de sua personagem ao longo dos capítulos, assim como os demais atores. Inclusive, na mesma entrevista ao programa da TV Cultura, ela fez questão de elogiar o elenco do folhetim:
É um fracasso, deu super errado, mas que elenco maravilhoso! Que trabalho!
“Não foi uma infelicidade. É uma equipe que foi até o fim, não desistiu. Ficou ainda pensando como fazer para salvar aquele trabalho. Eu acho que a gente manteve uma dignidade ali, pois tinha uma rejeição. E é isso, gente: tem fracassos, flops o tempo inteiro, e tem sucessos. É didático fracassar”, concluiu.
![C30141B59063E0185155Aff55C85655D Camila Pitanga no Roda Viva, da TV Cultura](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/02/11234539/c30141b59063e0185155aff55c85655d.jpg)
Reprodução/TV Cultura
Marcos Pasquim também já criticou Babilônia
A verdade é que Camila Pitanga não foi a primeira a tecer críticas a Babilônia. , que interpretou Carlos Alberto na novela e, a princípio, seria um personagem gay, mas teve sua história alterada, também falou sobre o folhetim durante sua participação no Sabadou, programa da influenciadora Virginia Fonseca no SBT. Além de comentar os problemas de audiência, ele criticou o clima nos bastidores.
“A novela tinha tudo para dar certo, mas não deu porque foi mudado tudo de última hora […] Isso deu um rebuliço na novela, não foi legal. Não só na novela, como na Globo”, recordou o ator. Segundo Pasquim, já havia 80 capítulos escritos, e foi necessário reescrevê-los.
“E aí os personagens que iam ter na novela mudaram. Eu ia fazer um gay, não pude mais fazer gay. Uma ia fazer uma prostituta com um talho [no rosto], também não pôde. O outro ia fazer um vilão e também não pôde”, desabafou.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema