A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na última quinta-feira (22) um projeto de lei que cria um selo de identificação para veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do projeto de lei proposto pelo vereador policial federal Rafael Ranalli (PL) é ampliar a segurança no trânsito e promover a conscientização sobre os cuidados com esse público. Este é o terceiro projeto de lei de Ranalli aprovado na Câmara e agora vai para a sanção do prefeito Abilio Brunini.
“É o nosso terceiro projeto aprovado, esperamos o convite do prefeito agora para a sanção. O projeto do selo que a Câmara aprovou hoje tem por objetivo proteger e identificar os carros com autistas. Um exemplo é que, se acontecer algum acidente, as pessoas que querem ajudar chegam com aquele apavoramento todo e, se tiver uma criança com um grau mais severo, ela pode se assustar e ter um problema maior. A criação do selo vai proporcionar um cuidado maior”, explicou Ranalli.
O selo, que traz a inscrição “Autista a Bordo”, poderá ser solicitado pela própria pessoa com TEA ou por seus responsáveis legais. Segundo a lei, o selo deverá ser afixado na parte traseira do veículo utilizado para o transporte de pessoas com TEA.
Além de alertar motoristas e agentes de trânsito em situações de risco, a proposta busca incentivar o respeito e a empatia no cotidiano da cidade.
Fonte: noticiapositiva