CLIMA

Calor de até 39°C e baixa umidade agravam problemas respiratórios em MT

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mato Grosso terá uma semana marcada por calor intenso, com temperaturas chegando a 39°C até sexta-feira (22), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão também emitiu alerta de perigo potencial para vendavais nesta terça-feira (19), entre 12h e 18h, em Cuiabá e municípios da região sul do estado. As rajadas podem variar de 40 a 60 km/h.  

Na capital, a semana começa com sol e névoa fraca ao amanhecer e à noite nesta segunda (18) e terça-feira (19). A partir de quarta (20), o tempo segue com sol entre nuvens e períodos de céu nublado, inclusive à noite. As temperaturas variam de 21°C a 39°C.  

Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), não há previsão de chuva. As máximas chegam a 36°C até terça-feira e sobem para 37°C de quarta a sexta-feira. O céu deve permanecer com muitas nuvens durante o dia e noites nubladas.  

Rondonópolis (212 km de Cuiabá) terá sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado durante toda a semana. A temperatura máxima deve alcançar 37°C na sexta-feira (22).  

Em Cáceres (220 km de Cuiabá), a previsão é de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. À noite, o céu fica limpo. As temperaturas variam entre 19°C e 22°C nas mínimas, e entre 35°C e 38°C nas máximas.  

Já em Sinop (500 km da capital), o início da semana será de céu aberto e sem nuvens durante o dia, com nebulosidade à noite. Não há previsão de chuva. As temperaturas ficam entre 19°C e 37°C até terça-feira, e depois a máxima cai levemente para 35°C até sexta.  

Devido ao alerta de rajadas de vento, o Inmet recomenda: Não se abrigar debaixo de árvores, por risco de queda e descargas elétricas; Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.  

Além do calor e do vento forte, Mato Grosso enfrenta também baixa umidade relativa do ar, especialmente no período da tarde, quando os índices podem cair abaixo de 30%. Essa condição aumenta os riscos de ressecamento da pele, irritação nos olhos, desidratação e problemas respiratórios.  

As autoridades de saúde orientam: Ingerir bastante água ao longo do dia; Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e Manter ambientes umidificados, sempre que possível.

Fonte: hnt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.