Setembro tem eclipse lunar total e eclipse solar; veja calendário astronômico

Setembro promete ser um mês mágico para quem ama olhar para o céu. Além da beleza das fases da Lua, teremos dois grandes espetáculos astronômicos que vão encantar observadores do mundo todo: um eclipse lunar total e um eclipse solar parcial.
O primeiro espetáculo acontece no dia 7 e o segundo dia 21. Para os dois eclipses, infelizmente os brasileiros não terão visibilidade privilegiada. Mas com certeza poderão aproveitar os portais de transmissões ao vivo para admirar cada segundo.
Para que ninguém perca nada, o calendário astronômico do mês já está marcado com datas importantes que vão desde eclipses, fases da Lua, até a melhor época para observar planetas como Saturno e Netuno.
Eclipse lunar total – 7 de setembro
O ponto alto do mês acontece logo no início: no dia 7 de setembro, um eclipse lunar total poderá ser visto em grande parte da Ásia, Rússia, Austrália e leste da África. Em algumas regiões do Oriente Médio e da África Central, o fenômeno também será parcialmente visível.
No Brasil, não será possível acompanhar a olho nu, mas quem quiser não precisa ficar de fora: o evento será transmitido ao vivo pelo Olhar Digital. Coincidentemente, no mesmo dia, a Lua cheia também acontece às 15h10, tornando a data ainda mais especial para os apaixonados pela noite estrelada.
Leia mais notícia boa
Eclipse solar parcial – 21 de setembro
Poucos dias depois, o céu nos reserva outro espetáculo: no dia 21 de setembro, acontece um eclipse solar parcial. Esse fenômeno poderá ser visto apenas na Nova Zelândia, Antártida e em partes do sul do Oceano Pacífico.
Ainda assim, o evento chama atenção de astrônomos e curiosos do mundo todo, que acompanham o fenômeno por transmissões e imagens divulgadas por agências espaciais.
Outros destaques do mês
Além dos eclipses, setembro está cheio de momentos astronômicos marcantes. Confira alguns deles:
Fonte: sonoticiaboa