O mercado chinês de veículos fechou o primeiro semestre deste ano com mais de 14 milhões de unidades, segundo levantamento da Associação de Carros de Passageiro e da Associação dos Fabricantes de Automóveis. Como comparativo, no Brasil, foram vendidos 1.077.003 veículos e comerciais leves somados no mesmo período.
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Só a BYD vendeu mais de meio milhão de carros em seu país de origem do que todo o mercado brasileiro. A líder na China emplacou 1,607 milhão de veículos, seguida da Volkswagen com 1,266 milhão. O terceiro lugar ficou com Chery, com 1,057 milhão de unidades.
Segundo o levantamento, houve um crescimento de 6,1% nas vendas neste ano em relação ao primeiro semestre de 2023. O crescimento dos carros elétricos foi ainda mais exponencial, com alta de 32%.
Marcas mais vendidas no 1º semestre na China
| Pos. | Marcas | Volume |
|---|---|---|
| 1 | BYD | 1.607.000 |
| 2 | Volkswagen | 1.266.000 |
| 3 | Chery | 1.057.000 |
| 4 | Geely | 955.000 |
| 5 | Changan | 809.000 |
| 6 | Toyota | 644.000 |
| 7 | GWM | 467.400 |
| 8 | Honda | 444.700 |
| 9 | Tesla | 426.600 |
| 10 | SAIC | 331.500 |
| 11 | Wuling | 331.300 |
| 12 | Nissan | 328.300 |
| 13 | BMW | 316.000 |
| 14 | Mercedes | 278.700 |
| 15 | GM | 225.600 |
Domínio local
Só as marcas 100% chinesas venderam 5,559 milhões de carros, um crescimento de 17,8%. Agora as montadoras locais ocupam 56,5% do mercado. As marcas alemãs vêm em seguida com 1,907 milhão de unidades, uma queda anual de 6,2%.
As japonesas atingiram 1,466 milhão de veículos, uma queda anual de 12,4%. Já o volume de vendas de marcas americanas e francesas diminuiu 19,2% e 19,1%, respectivamente.
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Fonte: autoo






