Finalmente! BYD quer fabricar carros 100% nacionais e convoca fornecedores para sua fábrica na Bahia
A BYD está buscando fornecedores brasileiros para sua nova fábrica na Bahia. Entenda a estratégia da marca para nacionalizar a produção
A BYD deu um passo gigante para fortalecer sua produção no Brasil. A marca chinesa iniciou oficialmente a busca por fornecedores locais para abastecer sua futura fábrica de carros em Camaçari, na Bahia. O movimento é um sinal claro do compromisso da empresa em nacionalizar seus veículos.
A iniciativa, chamada “BYD quer conhecer você”, busca mapear a indústria brasileira de autopeças e atrair parceiros para perto do seu complexo industrial. Essa estratégia é crucial para o futuro da montadora no país.
Acompanhe o Garagem360 e entenda os detalhes dessa importante movimentação da marca.
O que a BYD está buscando no Brasil?
Para acelerar o processo, executivos da BYD se reuniram com representantes da Abipeças e do Sindipeças, as principais entidades do setor de autopeças no país. A princípio, o objetivo do encontro foi apresentar as demandas da fábrica e identificar quais empresas podem atender às suas necessidades de produção.
Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil, reforçou a intenção da empresa. “A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores”, destacou. Segundo o executivo, o evento só reforça o compromisso da marca em buscar parceiros nacionais.
Quais peças a fábrica da Bahia precisa?
A gigante chinesa já tem uma lista inicial de componentes que deseja nacionalizar. A ideia é reduzir a dependência de peças importadas, agilizando a produção e fortalecendo a indústria local. Portanto, a empresa busca parceiros para o fornecimento de diversos itens.
Alguns dos componentes que a BYD quer produzir no Brasil incluem:
- Para-choques
- Pneus
- Baterias convencionais (12V)
- Peças de estamparia
- Vidros e para-brisas
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Estratégia para fugir do imposto de importação
Essa busca por fornecedores locais acontece em um momento estratégico. Recentemente, o governo federal definiu novas regras de tributação para carros elétricos e híbridos. A partir de janeiro de 2027, veículos montados no Brasil com peças importadas terão um imposto de 35%.
Atualmente, a BYD monta seus carros na Bahia usando kits que chegam da China. Com a nova regra, essa operação se tornaria muito mais cara.
A solução, portanto, é aumentar o índice de nacionalização, ou seja, usar o máximo possível de peças fabricadas no Brasil. Dessa forma, a empresa consegue escapar da alta carga tributária e se manter competitiva no mercado.
E você, o que acha dessa iniciativa da BYD? Acredita que teremos carros elétricos mais baratos? Deixe sua opinião!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360