Sophia @princesinhamt
Notícias

Brigadista do Ibama morre em incêndio no Xingu, MT: herói carbonizado enquanto combatia fogo

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

O brigadista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (26). Seu corpo foi achado carbonizado, a cerca de 1km de uma linha de defesa contra o fogo. Ele atuava no combate ao fogo na região da Terra Indígena Capoto/Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Peixoto de Azevedo (673 km de Cuiabá).

Uellinton foi convocado para atuar como Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal em junho deste ano. Ele integrava a equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). De 2021 até este ano, ele trabalhou como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Esta é a segunda vez, neste mês, que um brigadista morre combatendo os incêndios de grandes proporções que tem atingido grande parte do território mato-grossense. Há três dias o funcionário de uma fazenda morreu enquanto ajudava no combate a um incêndio que atingiu uma área de canavial próxima da BR-163, na zona rural de Itiquira, a 359 km de Cuiabá.

Monitoramento de incêndios

Mato Grosso sofre com a seca extrema e vem enfrentado diversos incêndios florestais que tem sido combatidos pelas equipes do Ibama, Corpo de Bombeiros e ICMBio.

São monitorados incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, na região de Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, na Terra Indígena Perigara, em Barão de Melgaço, e na Terra Indígena Kapot/Jarina, em são José do Xingu. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização da Funai.

Em Mato Grosso, foram registrados 752 focos de calor apenas nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 403 se concentram na Amazônia, 319 no Cerrado e 30 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Emobora o foco de calor isolado não represente um incêndio floresta, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.