NotĂ­cias

Brennand afirma que advogado se envolveu em uma briga em um bar

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
interrogatorio brennand diz que advogado esteve briga bar

Via @metropoles | Interrogado na Ășltima segunda-feira (22/1), o empresĂĄrio Thiago Brennand, acusado de estupro, tortura, lesĂŁo corporal e cĂĄrcere privado, se irritou ao ser questionado sobre seu histĂłrico nas artes marciais e afirmou que um dos advogados de acusação havia se envolvido em uma “briga de bar”.

Imagens do interrogatĂłrio foram divulgadas pelo jornal O Globo. Ele foi ouvido virtualmente por quase duas horas no caso que tem como vĂ­tima uma modelo pernambucana de 38 anos. Ela mora em Miami e teve um breve relacionamento com Brennand em 2021. Segundo a denĂșncia, em menos de uma semana, a mulher foi vĂ­tima de uma sĂ©rie de crimes cometidos por Brennand.

Na oitiva, Brennand foi representado pela advogada PatrĂ­cia Vanzolini, primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conhecida por se posicionar em defesa da representatividade. No interrogatĂłrio, Brennand tentou se descolar da imagem de homem violento, afirmando que Ă© uma pessoa “calma” e “tranquila”.

Questionado pela promotora Helena Cecília Diniz Teixeira Calado, Brennand negou todos os crimes que lhe são imputados e diz que teve apenas relaçÔes consensuais com a vítima.

“Aqui hĂĄ cinco registros de atividade sexual nĂŁo autorizada com a vĂ­tima. O senhor confirma isso?”, perguntou o juiz Diogo da Silva Castro, da comarca de Porto Feliz. “NĂŁo, excelĂȘncia, nĂŁo confirmo. Todas as relaçÔes que eu mantive com ela foram consensuais”, defendeu-se.

Brennand cita o vídeo de uma relação sexual que teve com a vítima para corroborar seu ponto.

“Ela jantou comigo todos os dias. Foi para academia comigo. Fomos passear em SĂŁo Paulo. Tem um vĂ­deo da nossa relação sexual feito no dia 1Âș de setembro de 2021. Esse vĂ­deo Ă© uma prova cabal de tudo. Na verdade, sĂŁo trĂȘs vĂ­deos. O coito Ă© claramente anal. A linguagem corporal fala por si sĂł. Isso ocorreu horas antes da partida dela. Esse vĂ­deo bastaria para defenestrar todo esse caso”, afirma Brennand.

“Eu fiquei absolutamente de coração partido, com uma desilusão amorosa. Fiquei com mais dor do que raiva, mas tive que encerrar a relação”, completa.

Faixa preta

A paciĂȘncia de Brennand se esgotou quando foi questionado sobre seu histĂłrico nas artes marciais. O advogado Marcio Cezar Janjacomo Junior perguntou ao rĂ©u sobre os esportes de luta que ele praticava.

Após consultar o juiz, o empresário respondeu: “Neste ano, vou para o sexto grau de faixa preta de jiu-jítsu, sexto grau de faixa preta em kickboxing e segundo grau em judî”.

O advogado JoĂŁo VinĂ­cius Manssur, assistente de acusação, insistiu no tema. “Quanto tempo demora para chegar ao sexto grau de faixa preta em jiu-jĂ­tsu?”, questionou. “O senhor sabe a resposta, pois tambĂ©m Ă© faixa preta”, devolveu o empresĂĄrio.

“Eu sou muito calmo. Nervoso nem em situação
 Eu nunca tive uma briga de bar, por exemplo, como teve o doutor João Manssur. Eu nunca estive envolvido em briga de bar. Sou um cara muito tranquilo, mesmo quando há problema.”

No ano passado, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou o histórico de Brennand nas artes marciais como um agravante dos crimes.

CondenaçÔes

A primeira condenação de Brennand aconteceu em outubro de 2023. Ele foi considerado culpado por estuprar uma norte-americana, em julho de 2021, e pegou 10 anos e seis meses de cadeia.

A vítima diz ter sido forçada pelo empresårio a praticar sexo anal na mansão dele, em Porto Feliz, no interior paulista. Também afirma que, durante o relacionamento, foi xingada e ameaçada.

Ainda naquele mĂȘs, Brennand pegou mais um ano e oito meses de prisĂŁo, em regime semiaberto, por agredir a modelo Helena Gomes em uma academia de luxo, no Shopping Iguatemi, na zona oeste da capital paulista.

Imagens das cĂąmeras internas mostram o empresĂĄrio batendo no tĂłrax da mulher, puxando seus cabelos e cuspindo em seu rosto. A agressĂŁo ocorreu em agosto de 2022 e foi responsĂĄvel por trazer Ă  tona uma sĂ©rie de denĂșncias.

Na semana passada, Brennand sofreu o terceiro revés no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e foi condenado por estuprar uma massagista brasileira, em Porto Feliz, em 2022.

A vĂ­tima diz que chegou a ter relação consensual com Brennand, mas o sexo “transmutou em coação quando solicitou o uso de preservativo”. “Depois de perceber a presença de diversas armas pela casa, a mulher foi levada a um quarto e estuprada ao se recusar a manter relaçÔes sexuais”, afirma a acusação.

Fonte: @metropoles

Nota de Esclarecimento

“A conduta reprovĂĄvel do rĂ©u serĂĄ analisada pelo d. JuĂ­zo quando da prolação da sentença e em todas as esferas competentes. Quem estĂĄ sendo julgado, por Ăłbvio Ă© o rĂ©u e nĂŁo o advogado. Sou advogado, com muito orgulho, e, como ensinado pelo professor Sobral Pinto, a advocacia nĂŁo Ă© profissĂŁo de covardes. No mais, sigo confiante na Justiça e na luta incansĂĄvel Ă  toda forma de violĂȘncia contra a mulher, reafirmando que a Advocacia Ă© essencial para a administração da Justiça e a estrutura do Estado DemocrĂĄtico de Direito”. JoĂŁo VinĂ­cius Manssur, advogado que representa as vĂ­timas.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.