O Banco Regional de Brasília (BRB) informou nesta terça-feira (3) que identificou achados relevantes que podem auxiliar as autoridades nas investigações envolvendo o Banco Master, incluindo a tentativa de aquisição da instituição pelo próprio BRB.
Em nota oficial, o banco ligado ao governo do Distrito Federal explicou que as informações fazem parte da primeira etapa de um relatório preliminar elaborado por uma auditoria contratada para verificar a existência de eventuais atos ilícitos.
De acordo com o BRB, o relatório já foi encaminhado à Polícia Federal no dia 29 de janeiro e ao Banco Central na segunda-feira (2).
O banco afirmou ainda que vem adotando uma série de medidas institucionais, administrativas, extrajudiciais e judiciais relacionadas a fundos de investimento, garantias e carteiras de crédito adquiridas. Parte dessas ações tramita sob sigilo, mas novas providências devem ser anunciadas em breve para preservar os interesses da instituição.
Banco Master e Reag
A liquidação do Banco Master foi decretada pelo Banco Central em novembro de 2025. Já a gestora de investimentos Reag teve a liquidação determinada em janeiro deste ano.
Os episódios são considerados um dos mais graves do sistema financeiro brasileiro, envolvendo suspeitas de fraudes de grande porte, uso de fundos de investimento para ocultação de prejuízos e tentativas de socorro por meio de um banco público.
Controlado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, o Banco Master apresentou crescimento acelerado ao oferecer Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com rendimentos acima da média do mercado.
Segundo apurações, para sustentar o modelo de negócios, a instituição teria assumido riscos excessivos e estruturado operações que inflavam artificialmente o balanço, enquanto a liquidez efetiva se deteriorava.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






