Em publicado na manhã desta segunda-feira, 14, o jornal , repercutiu uma recente pesquisa do Datafolha que mostrou que, para os brasileiros, a preocupação com a economia ultrapassou questões como violência e corrupção e está na liderança, ao lado da saúde. Conforme o texto, o quadro é reflexo de um “governo perdido”.
O estudo feito de forma presencial entrevistou mais de 3 mil pessoas, de 172 municípios, entre os dias 1° e 3 deste mês. De forma espontânea, 22% responderam que acreditam que a economia é o principal problema do país, empatado com a saúde. Em setembro de 2023, apenas 10% acreditavam que a área econômica era o principal fator. Na sequência, a violência contou com 11% das respostas.
“Inflação e juros altos são uma mistura explosiva, capaz de desestabilizar qualquer governo”, escreveu o Estadão. “E esta gestão, em especial, insiste em não reconhecer que a política lulopetista vem forjando esse quadro, origem da queda vertiginosa da popularidade de Lula.”

Com relação à popularidade do governo, a última pesquisa Genial/Quaest mostrou que 67% dos eleitores brasileiros estão frustrados com o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 36% estão muito frustrados, enquanto 31%, um pouco. A publicação lembra que, no Nordeste, outrora reduto incontestável do PT, mais da metade da população, cerca de 55%, se mostrou decepcionada.
“Mas só se decepcionou quem tinha alguma expectativa positiva”, concluiu o jornal. “E quem tinha alguma expectativa de que o novo governo de Lula da Silva pudesse ser responsável e prudente para manter o poder de compra da moeda, das duas, uma: ou era ingênuo ou era mal-informado.”
Fonte: revistaoeste