Brasil

Brasil: Protestos contra Moraes e Lula em meio a embate com os EUA

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O cenário político no Brasil registrou um novo capítulo neste domingo, 20, com manifestações em diversas cidades que trouxeram críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O foco nos protestos esteve concentrado nos recentes desdobramentos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro, decisões judiciais que afetaram diretamente o político e a relação do país com o governo dos Estados Unidos, de Donald Trump.

Os atos, que tiveram sua principal concentração em , ocorreram depois que os EUA impuseram sanções a autoridades brasileiras e que Moraes determinou medidas cautelares contra Bolsonaro. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica, restrições de contato com embaixadores, embaixadas e seu filho Eduardo, e proibição de uso de redes sociais.

Manifestantes exibiram faixas e cartazes que acusam Moraes de “violador de direitos humanos”. Eles também exigiam a libertação de presos dos inquéritos do 8 de janeiro na capital federal.

Bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos, de Israel e do Brasil Império marcaram a paisagem dos protestos. Pessoas também mostraram frases de apoio a Trump e menções à decisão do governo norte-americano de revogar vistos de ministros do STF. O pedido de impeachment de Alexandre de Moraes e do presidente Lula foi recorrente em cidades como São Paulo, , Curitiba, Salvador, Vila Velha e Rio de Janeiro.

O consórcio Lula-STF; governo brasileiro flerta com a ditadura, sugere artigo da Edição 276 da Revista Oeste
À Esquerda, O Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva; À Direita, O Ministro Alexandre De Moraes | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

A mobilização ganhou força logo depois de uma série de ações inéditas na política externa nacional. Na sexta-feira 18, Moraes determinou que Bolsonaro utilizasse tornozeleira eletrônica e cumprisse recolhimento domiciliar noturno.

O ministro alegou que o ex-presidente teria ajudado Eduardo a convencer Donald Trump a sancionar o Brasil. No mesmo dia, o Departamento de Estado dos EUA anunciou a revogação dos vistos de Moraes, de autoridades próximas e de suas famílias, conforme informou o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa restrição de entrada nos EUA de autoridades brasileiras acontece pela primeira vez.

Além das manifestações de rua, apoiadores de Bolsonaro promoveram buzinaços em cidades como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Vídeos circulam amplamente nas redes sociais. Em Vila Velha, o senador Magno Malta (PL-ES) liderou um ato em defesa do ex-presidente e voltou a classificar Moraes como “ditador”. Em Brasília, políticos aliados convocaram uma caminhada em defesa da “Liberdade, da Democracia e da Verdade”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.