Esportes

Brasil não conquista títulos na etapa da WSL, mas destaca surfista Luana

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pela primeira vez desde 2016, o Brasil não venceu a etapa local do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Em Saquarema, Molly Picklum, da Austrália, e Cole Houshmand, dos Estados Unidos, conquistaram os títulos neste domingo (29), encerrando uma sequência de triunfos brasileiros em casa.

Apesar do resultado geral, Luana Silva, de 21 anos, foi o principal destaque nacional ao garantir o vice-campeonato. Ela eliminou três campeãs mundiais: Caitlin Simmers na repescagem, Tyler Wright nas quartas e Caroline Marks na semifinal. Na final, Luana não conseguiu superar Picklum, que venceu com 15.00 pontos contra 9.23.

Filha de brasileiros e nascida no Havaí, Luana repetiu seu melhor resultado no circuito, já que também foi vice na etapa australiana de Bells Beach neste ano. Com o desempenho, ocupa o nono lugar no ranking, somando 35.530 pontos. Restam duas etapas classificatórias — na África do Sul e no Taiti — para definir as cinco finalistas que disputarão o título em Fiji, no fim de agosto. A australiana Isabella Nichols é hoje a quinta colocada, com 39.865 pontos, enquanto Picklum lidera com 53.345.

No masculino, a hegemonia brasileira em Saquarema, que vinha desde 2017, também terminou. Miguel Pupo foi o último brasileiro a resistir, mas caiu na semifinal diante de Houshmand, que venceu por 15.06 a 13.83. Na final, o americano superou o compatriota Griffin Colapinto por 16.90 a 14.40, tornando-se o primeiro estrangeiro a vencer a etapa brasileira desde John John Florence em 2016.

Com o resultado, Houshmand é o 12º no ranking geral. Colapinto está em sexto. Entre os brasileiros, Yago Dora é o segundo colocado, com 43.360 pontos, e Italo Ferreira, o quarto, com 39.355. O sul-africano Jordy Smith lidera com 44.195 pontos. A próxima etapa acontece em Jeffreys Bay, África do Sul, entre 11 e 20 de julho.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.