Sophia @princesinhamt
Política

Brasil: Moraes fala sobre ‘discurso do tio do churrasco’ em aula na USP

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira, 24, que o Brasil está vivendo o retorno do “discurso do tio do churrasco”, em referência a uma visão de mundo supostamente retrógrada. Ele proferiu a declaração na aula magna para calouros da Faculdade de Direito da , no salão nobre do Largo do São Francisco.

Durante 45 minutos, o ministro falou sobre a “crise da democracia” e o suposto alinhamento das big techs com grupos de “extrema direita”. Ele classificou esse fenômeno como “populismo digital” que busca uma “doutrinação em massa”.

“Vejam que isso pega, principalmente, de início, homens brancos, heterossexuais, em torno de 45 anos para frente”, resumiu o ministro. “Esse discurso surgiu por uma revolta contra determinados momentos em que crises econômicas achataram o modo de vida de uma determinada parcela da população. Há pessoas que ficaram com rancor pela universalização de direitos e pela excessiva concentração de renda.”

Moraes afirmou que grupos políticos extremistas exploram esse sentimento e que grandes empresas de tecnologia se aliam a eles por lucro. “As big techs não são neutras”, afirmou. “Querem dominar a economia e a política mundial, ignorando fronteiras, soberanias e legislações.”

Ele citou como exemplo o PL da Mordaça, retirado de pauta no Congresso depois de pressão de empresas como Google e Telegram. “Todas bombardearam as redes, dizendo que os parlamentares eram contra a democracia e a liberdade de expressão”, disse. “Algoritmos fizeram chegar milhares de mensagens ameaçando e coagindo.”

O ministro também criticou a lógica das redes sociais, que, segundo ele, privilegiam supostos “discursos de ódio” para gerar engajamento e lucro. Moraes desativou recentemente seu perfil no X e brincou sobre o episódio: “Não posso nem sair do X que já me deduram”.

A regulamentação das redes sociais é uma das bandeiras do ministro, que já determinou o bloqueio temporário de plataformas como X e Telegram por descumprirem exigências da legislação brasileira. A Rumble segue sob bloqueio.

Ao encerrar, defendeu a Constituição de 1988 e o papel das instituições na garantia da estabilidade democrática. “Com todas as chuvas e trovoadas, a Constituição resistiu a dois impeachments e a uma tentativa de golpe”, sustentou Moraes. “Deve ser um anteparo a qualquer arroubo extremista.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.