As negociações para suspender o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros começam neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que o diálogo será aberto após aval do presidente norte-americano, Donald Trump, durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula solicitou que os encargos extras sejam interrompidos enquanto os países discutem uma solução, tema que deve dominar a primeira conversa entre os representantes dos dois governos ainda hoje, considerando o fuso de 11 horas à frente do horário de Brasília.
Vieira classificou a reunião entre os presidentes como positiva e afirmou que há orientação para um processo bilateral ágil. O chanceler comandará a delegação brasileira ao lado do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa.
Pelos Estados Unidos, participarão o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
O impasse começou em julho, quando Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao mercado norte-americano, além de retaliações como a revogação de vistos de autoridades brasileiras.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






