Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Brasil impulsiona eletrificação: Crescimento recorde de híbridos pode revolucionar o mercado auto

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Brasil impulsiona eletrificação: Crescimento recorde de híbridos pode transformar o mercado

O Brasil registra aumento recorde na venda de carros híbridos, com crescimento de mais de 40% em emplacamentos no 1º semestre de 2025. Entenda o impacto do consumo de híbridos plug-in e os desafios de infraestrutura.

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de aceleração na eletrificação, impulsionado pela crescente demanda por veículos híbridos. O sintoma mais recente desse movimento foi a chegada do maior navio de carga do mundo ao país, transportando 7.292 automóveis de uma única fabricante chinesa, em sua maioria, modelos híbridos.

Crescimento recorde de híbridos pode transformar o mercado

Essa foi a maior entrega comercial de veículos em uma única operação, superando o recorde anterior de 5.500 carros entregues há um ano. O aumento da importação e do consumo reflete uma mudança no panorama nacional, com os veículos eletrificados ganhando destaque.

Ricardo Roa, sócio-líder do setor automotivo da KPMG no Brasil, destaca que o crescimento se concentra, em particular, nos veículos híbridos plug-in (PHEV), que utilizam a combinação de motores a combustão e elétricos.

Leia aqui: Finalmente! BYD Song Pro une tecnologia híbrida plug-in ao motor flex no Brasil

“Está ocorrendo um aumento no consumo dos veículos eletrificados, principalmente nos veículos híbridos plug-in, que combinam tanto motor a combustão como motor elétrico, mas que ainda precisam de uma mudança do perfil de compra do consumidor, bem como melhoria da infraestrutura para avanço desse nicho de mercado”, afirma Roa.

Toyota Corolla Cross Hybrid é o carro híbrido mais vendido do Brasil em 2025 - Foto: DivulgaçãoToyota Corolla Cross Hybrid é o carro híbrido mais vendido do Brasil em 2025 - Foto: Divulgação
Toyota Corolla Cross Hybrid é o carro híbrido mais vendido do Brasil em 2025 – Foto: Divulgação

Emplacamentos Disparam com Eletrificados

O impacto dessa demanda crescente já é visível nos números de emplacamento. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam para um forte avanço no primeiro semestre do ano:

  • Houve um acréscimo de cerca de 9,5% nas vendas de veículos eletrificados (excluindo os MHEV) no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

  • Ao considerar a tecnologia MHEV (híbridos leves), o crescimento no período ultrapassa 40%.

No acumulado até junho, os modelos eletrificados (incluindo MHEV) já representam 10,09% do total de automóveis e comerciais leves emplacados no país.

Esse percentual demonstra que, embora o mercado ainda precise de mais infraestrutura de recarga e uma adaptação do perfil do consumidor, a eletrificação não é mais uma tendência de nicho, mas sim uma força motriz de transformação do setor automotivo brasileiro.

Com 10% de carros eletrificados já emplacados, o Brasil está pronto para os EVs? Deixe sua opinião: O que o país precisa mais — mais carros híbridos ou mais pontos de recarga?


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.