O Brasil iniciou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 com destaque no tênis de mesa, conquistando dez medalhas no primeiro sábado (1º). Foram quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes, em um dia marcado por finais entre brasileiros.
Disputado por atletas de 14 a 23 anos, o evento segue até 9 de novembro, nas regiões Metropolitana de Santiago e O’Higgins, no Chile.
Na classe 2 a 5, o catarinense Maycon Oliveira superou o conterrâneo Arthur Costa por 3 sets a 2. Já na classe 9, Lucas Fonseca Segregio levou o bronze ao vencer João Pedro Ribeiro Possas por 3 a 2.
Entre as mulheres, o Brasil também brilhou. A goiana Lethicia Lacerda conquistou o ouro na classe 7 (andantes) ao vencer a venezuelana Maria Victoria Azuaje por 3 a 0. Na classe 8, a carioca Sophia Kelmer derrotou a chilena Joseline Yevenes por 3 a 2, garantindo mais um ouro para o país.
O paulista Jean Carlos de Souza Mashki, também da classe 8, venceu o costarriquenho Steven Roman Chinchilla por 3 a 2, enquanto o mineiro Lucas Fonseca ficou com a prata após perder para o argentino Ethan Skiarsk por 3 a 0.
Tênis em cadeira de rodas
O Brasil também teve um dia perfeito no tênis em cadeira de rodas, com três vitórias. A mineira Vitória Miranda superou a peruana Kate Valenzuela Rivera por duplo 6/0. Lucas Daniel Dutra venceu Angel Jesus Gonzales Aguilar por 2 a 0 e, ao lado de Luiz Calixto, derrotou os argentinos Ian Davidson e Joaquin Lezama nas duplas, também por 2 a 0.
Vitórias no goalball
O desempenho brasileiro no goalball também foi positivo. A seleção feminina venceu o Canadá por 5 a 3 e manteve os 100% de aproveitamento, enquanto a equipe masculina conquistou sua primeira vitória, superando os canadenses por 8 a 3.
Derrota no basquete
No basquete em cadeira de rodas 5×5, a estreia brasileira foi com derrota para o Canadá por 76 a 34. O próximo jogo será contra a Argentina, que também perdeu na estreia para a Colômbia.
Resultados do dia
- Tênis em cadeira de rodas: Lucas Daniel Dutra 2 x 0 Angel Aguilar (PER); Vitória Miranda 2 x 0 Kate Rivera (PER); Luiz Calixto e Lucas Dutra 2 x 0 Davidson e Lezama (ARG)
- Goalball: Brasil 5 x 3 Canadá (feminino); Brasil 8 x 3 Canadá (masculino)
- Basquete em cadeira de rodas: Brasil 34 x 76 Canadá
- Tênis de mesa: Lethicia Lacerda 3 x 0 Maria Azuaje (VEN); Maycon Oliveira 3 x 2 Arthur Costa; Sophia Kelmer 3 x 2 Joseline Yevenes (CHL); Jean Mashki 3 x 2 Steven Chinchilla (CRC); Ethan Skiarsk (ARG) 3 x 0 Lucas Fonseca
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






