CENÁRIO POLÍTICO

Brasil financia indiretamente conflito na UcrĂąnia: entenda o impacto

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Se vocĂȘ iguala a RĂșssia Ă  UcrĂąnia, vocĂȘ Ă© um desonesto intelectual; se vocĂȘ ajuda a RĂșssia contra a UcrĂąnia, aĂ­ vocĂȘ jĂĄ Ă© cĂșmplice. É o que o governo Lula estĂĄ fazendo: ajudando a RĂșssia.

+

No front diplomåtico, por exemplo, o Brasil absteve-se na votação do Conselho de Direitos Humanos da ONU para a extensão do prazo de trabalho da comissão de inquérito que apura crimes de guerra cometidos pelos russos em território ucraniano.

No front comercial, em 2023, aumentamos as trocas com a RĂșssia de Vladimir Putin, que Ă© alvo de embargo comercial do Ocidente desde a invasĂŁo da UcrĂąnia. Pela primeira vez, as exportaçÔes e importaçÔes do Brasil com a RĂșssia ultrapassaram a marca de US$ 10 bilhĂ”es, chegando a US$ 11,9 bilhĂ”es, informa a jornalista JĂ©ssica Petrovna.

+

O Brasil, veja sĂł, tornou-se o principal importador de diesel da RĂșssia. Na compra de combustĂ­veis russos, substituĂ­mos a Europa Ocidental e estamos na boa companhia da China, portanto.

vladimir putin - presidente da rĂșssia
Em 2023, O Brasil Aumentou As Trocas Com A RĂșssia De Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Instagram/@Russian_Kremlin/

A desculpa para não acompanhar o embargo ocidental a um país que ignora as leis internacionais é que o Brasil tem por política só aderir a sançÔes aprovadas pela ONU.

+

É um argumento cĂ­nico. Em primeiro lugar, porque a RĂșssia tem poder de veto sobre as decisĂ”es das NaçÔes Unidas. Em segundo lugar, porque a nĂŁo adesĂŁo a um embargo nĂŁo implica aumentar o comĂ©rcio com o paĂ­s alvo de sançÔes.

O governo Lula estĂĄ ajudando a RĂșssia como bom companheiro do chamado Sul Global, essa aliança de regimes autoritĂĄrios e populistas que quer inverter a ordem mundial regida pelos Estados Unidos e por outros paĂ­ses democrĂĄticos.

+

Ao aumentar o comércio com os russos, estamos financiando indiretamente a invasão da Ucrùnia. O governo que condena a morte de crianças palestinas paga as bombas que matam crianças ucranianas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.