O Brasil garantiu sua terceira vitória consecutiva na Copa América Feminina ao vencer o Paraguai por 4 a 1, em partida realizada no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador. Com o resultado, a seleção brasileira assegurou de forma antecipada uma vaga nas semifinais da competição.
As brasileiras lideram o Grupo B com nove pontos e não podem mais ser alcançadas por Venezuela (quatro pontos), Paraguai (três) ou Bolívia (zero), restando uma rodada para o fim da fase de grupos. A única equipe que ainda pode ultrapassar o Brasil é a Colômbia, que soma sete pontos após golear a Bolívia por 8 a 0.
O próximo compromisso do Brasil será justamente contra a Colômbia, na sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, também em Quito. Um empate garante às brasileiras o primeiro lugar do grupo. Já as colombianas precisam vencer para assumirem a liderança.
Em caso de vitória brasileira, a Colômbia dependerá de um tropeço da Venezuela diante do Paraguai para seguir na competição. Se as venezuelanas vencerem, também chegarão a sete pontos e a vaga pode ser decidida no saldo de gols.
O confronto com a Colômbia é considerado o mais desafiador para o Brasil nesta edição. As colombianas foram vice-campeãs em três das últimas quatro edições da Copa América e protagonizaram a melhor campanha sul-americana na Copa do Mundo de 2022, quando chegaram às quartas de final.
No elenco da Colômbia estão nomes de destaque no futebol europeu, como Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea) e Catalina Usme (Galatasaray). Também há atletas atuando no Brasil, como Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e Daniela Montoya (Grêmio).
“Temos um grande adversário para a gente realmente ser testado”, afirmou Duda Sampaio, destaque da goleada sobre o Paraguai, em declaração ao site da Confederação Brasileira de Futebol.
O técnico Arthur Elias elogiou o desempenho da Colômbia: “É uma equipe muito bem organizada taticamente, com jogadoras de destaque no cenário internacional. Vai ser um grande jogo, como sempre são os duelos entre Brasil e Colômbia.”
Como foi a goleada
O Brasil abriu vantagem no primeiro tempo com dois gols em jogadas semelhantes de bola parada. Aos 27 e 39 minutos, Yasmin cobrou faltas da direita que atravessaram a área e enganaram a goleira Belotto.
Na segunda etapa, o Paraguai teve Camila Arrieta expulsa aos 10 minutos após falta em Marta. Quatro minutos depois, Amanda Gutierrez ampliou o placar com um chute cruzado dentro da área.
Aos 16, Cláudia Martínez descontou para o Paraguai, marcando o primeiro gol sofrido pelo Brasil no torneio. Mesmo assim, as brasileiras fecharam o placar aos 29 minutos com um belo gol de Duda Sampaio da entrada da área.
Fonte: cenariomt