O recebeu 868.587 turistas estrangeiros em janeiro de 2023, segundo dados divulgados pela Polícia Federal nesta segunda-feira 6. O número é um recorde na série dos últimos quatro anos e supera em mais de 100 mil visitantes os níveis pré-, quando foram registrados 756.883, em 2019.
A retomada do turismo pós- no Brasil, no ano passado, estava mais lenta do que a média internacional. Apesar de a , maior emissor mundial de turistas, ter restringido todas as viagens ao longo de 2022, o fluxo de viajantes no planeta alcançou 63% dos níveis anteriores à pandemia, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
O Oriente Médio (83%) e a Europa (80%) foram as regiões que tiveram melhor nível de retomada da atividade turística internacional.
O Brasil ficou atrás da média dos países do continente africano (63%) e das Américas (66%), como um dos piores desempenhos globais entre os países que já possuíam fronteiras abertas depois de campanhas de vacinação contra o coronavírus.
Nesta terça-feira, 7, o presidente (PT) comemorou o recorde de visitas no mês de janeiro, usando o bordão que repete desde o seu discurso de vitória nas eleições do ano passado: “Estamos de volta”.
“O mundo está voltando a vir para o Brasil. Bom dia!”, disse no Twitter.
O mundo está voltando a vir para o Brasil. Bom dia! https://t.co/kRjAbNOkPp
— Lula (@LulaOficial) March 7, 2023
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nomeado por Lula, também retuitou uma postagem da agência do Ministério do Turismo nesta segunda-feira, enfatizando a alteração de cenário que, para ele, se deve à mudança de governo e à nova perspectiva do mundo em relação ao país.
“Esse é o Brasil com S! O Brasil acolhedor, que recebe turistas estrangeiros de todos os países. O Brasil da sustentabilidade, da diversidade, da cultura e da democracia. Estamos de braços abertos para o mundo!”, disse no post.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja