O Vaticano instalou nesta sexta-feira, 2, a tradicional chaminé da Capela Sistina, símbolo das votações que definirão o novo papa. O conclave começa na próxima quarta-feira, 7, e reunirá cardeais de todo o mundo em sessões fechadas para a escolha do sucessor de Francisco.
A estrutura será usada para anunciar ao público o resultado das votações, com fumaça preta a indicar indefinição e fumaça branca a sinalizar a eleição do novo pontífice.
O Corpo de Bombeiros do apoiou a operação. Dentro da capela, uma fornalha especial queima os votos ao fim de cada sessão.
VIDEO: Vatican workers begin installing chimney atop Sistine Chapel for conclave, which is to begin on May 7.
Cardinals vote in secret in the chapel for a new pope and reveal to the waiting world the outcome by burning the ballots in a special stove, with the chimney emitting… pic.twitter.com/2TLsXk3Whx
— AFP News Agency (@AFP) May 2, 2025
A mesma tradição marcou a escolha de em 2013. A fumaça branca subiu em 13 de março daquele ano e revelou ao mundo o nome de Francisco, o primeiro papa latino-americano.
Cardeais se reúnem em Roma antes do conclave
Enquanto isso, os cardeais seguem reunidos em para as chamadas reuniões pré-conclave. Elas definem o perfil esperado do novo papa e os principais desafios da Igreja. Cardeais com mais de 80 anos, embora sem direito a voto, participam dos debates com sugestões e análises estratégicas.
As últimas sessões revelaram preocupações com as finanças do Vaticano. Relatórios apresentados indicam instabilidade nas contas, especialmente depois do agravamento de crises internas no final do pontificado de Francisco.
Fonte: revistaoeste