Notícias

Bombeiros alertam para aumento de risco de afogamentos devido ao calor em Mato Grosso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Única News

Da Redação

Com as temperaturas elevadas e a busca por rios, cachoeiras e piscinas em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) está reforçando os alertas de segurança para prevenir afogamentos. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 49 casos de afogamento no estado, uma redução de 24,5% em comparação com o mesmo período de 2024, mas o risco ainda é grande.

O major BM Felipe Mançano Saboia, diretor-adjunto da Diretoria Operacional do CBMMT, destaca que muitos desses acidentes acontecem por imprudência ou falta de atenção. A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias.

Principais cuidados:

Crianças: Supervisão Constante é Vital!

Mesmo com a presença de salva-vidas, mantenha crianças sempre a um braço de distância em qualquer ambiente aquático (piscinas, rios, lagos). A desatenção pode ser fatal.

Nunca mergulhe de cabeça em rios, lagos ou piscinas que você não conhece. Pode haver galhos, pedras ou mudanças bruscas de profundidade, causando lesões graves ou afogamento.

O consumo de bebidas alcoólicas antes ou durante o banho é extremamente perigoso. A bebida diminui a percepção de risco e a capacidade de reação, aumentando as chances de afogamento, mesmo para quem sabe nadar.

Prefira sempre locais rasos, onde a água não ultrapasse a cintura, especialmente em áreas com correnteza ou pouca visibilidade. Dê preferência a locais sinalizados e com estrutura de segurança. Lembre-se que todo ambiente aquático oferece riscos e exige sua atenção.

O que fazer em caso de afogamento:

Se você presenciar um afogamento, a regra de ouro é: ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Não tente fazer o salvamento sozinho se não tiver treinamento e equipamentos. Isso pode colocar sua vida em risco e causar um segundo afogamento. Se possível, jogue um objeto que flutue (como uma boia ou galho) para a vítima, mas permaneça fora da água.

Para reforçar a segurança, o CBMMT tem intensificado a presença de suas equipes, principalmente nos fins de semana e em áreas com grande número de banhistas, através da operação “Águas Seguras”. A presença dos bombeiros, combinada com a consciência da população, é essencial para evitar tragédias e garantir um lazer seguro para todos.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.