CENÁRIO POLÍTICO

Bolsonaro revela sua visĂŁo sobre o 8 de janeiro: desmascarando as armadilhas da esquerda

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os atos de vandalismo nas sedes dos TrĂȘs Poderes, em BrasĂ­lia, em 8 de janeiro de 2023, foram “uma armadilha da esquerda”. Ele deu a declaração neste sĂĄbado, 6, em entrevista Ă  CNN Brasil.

“Infelizmente, nĂŁo foi para frente a investigação”, disse Bolsonaro, referindo-se Ă  possibilidade de as autoridades apurarem eventual armação no 8 de janeiro. “NĂŁo Ă© do pessoal que nos segue, que nos acompanha, pessoal bolsonarista, pessoas de direita, pessoal conservador fazer isso aĂ­.”

Leia tambĂ©m: “Depois do 8 de janeiro”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 198 da Revista Oeste

Para o ex-chefe do Executivo, a ComissĂŁo Parlamentar Mista de InquĂ©rito (CPMI) do 8 de Janeiro teve resultado nulo. “Nem o prĂłprio general G. Dias fez parte do corpo final da CPMI”, lembrou. “A CPMI nĂŁo serviu para absolutamente quase nada. LamentĂĄvel.”

Bolsonaro disse que, ainda no fim de 2023, recebeu informaçÔes de interlocutores sobre o protesto em frente ao Quartel-General do ExĂ©rcito em BrasĂ­lia. Conforme o ex-presidente, havia menos de 300 pessoas nos acampamentos, na antevĂ©spera da manifestação. Esse nĂșmero chama atenção, visto que o ExĂ©rcito, a PolĂ­cia Militar e o Supremo Tribunal Federal (STF) agiram para prender a manter em cĂĄrcere mais de mil cidadĂŁos.

NĂŁo houve golpe, diz Bolsonaro

Na entrevista à CNN, realizada em 5 de janeiro, o ex-presidente condenou a atitude dos vùndalos que depredaram as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciårio. Também comentou as prisÔes dos manifestantes. Rechaçou, contudo, a hipótese de tentativa de golpe.

“Para haver a tentativa de golpe, tinha de ter uma pessoa Ă  frente”, argumentou Bolsonaro. “Tudo que foi apurado nĂŁo levantou nome algum. SĂŁo suposiçÔes. Quem vai dar golpe com velhinhos, com pessoas idosas com a BĂ­blia debaixo do braço, com a bandeira na outra mĂŁo, com pessoas do povo, com vendedor de algodĂŁo-doce, com motorista de Uber, com menor de idade, com criança? Quem vai dar um golpe nesse sentido? E outra: foi em um domingo.”

Bolsonaro disse que, historicamente, os alvos de golpe foram os chefes de Estado. “NĂŁo Ă© contra um ministro do Supremo, presidente da CĂąmara ou do Senado”, acrescentou, ao lembrar que o entĂŁo presidente eleito, Luiz InĂĄcio Lula da Silva, havia seguido para Araraquara na manhĂŁ de 8 de janeiro de 2023. “Avisado por alguĂ©m do problema que iria ocorrer”, observou.

Adiante, o ex-presidente disse que lamenta as puniçÔes “altĂ­ssimas” impostas aos manifestantes. “AtĂ© porque sĂŁo culpadas, segundo o relator do STF [Alexandre de Moraes], de uma tentativa armada de mudar o Estado DemocrĂĄtico de Direito”, disse. “E nenhuma arma foi encontrada. Nem traficante fica 17 anos de prisĂŁo.”

YouTube videoYouTube video

+ Leia mais notĂ­cias de PolĂ­tica em Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.