CENÁRIO POLÍTICO

Bolsonaro e aliados convocam ato em vĂ­deo pela anistia: entenda o contexto

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados divulgaram um vídeo em suas redes sociais, neste domingo, 9, para convocar seus apoiadores para um ato em Copacabana, no , em 16 de março. A manifestação tem como principal pauta a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

A convocação para a manifestação ganhou força com a divulgação entre aliados de Bolsonaro. O senador Flåvio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador Magno Malta (PL-ES), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o pastor Silas Malafaia compartilharam o vídeo.

O evento ocorrerá às 10h, com a expectativa de reunir 1 milhão de pessoas na orla carioca em apoio ao que chama de “anistia humanitária”.

No vĂ­deo, FlĂĄvio Bolsonaro afirmou que os “presos polĂ­ticos mais do que nunca precisam de todos nĂłs”, enquanto Magno Malta declarou que irĂĄ “lutar pela liberdade”. Nikolas Ferreira ressaltou que a “liberdade precisa ser conquistada”, e Gustavo Gayer enfatizou que o essencial agora Ă© “voltar a ocupar as ruas”.

O ato acontece em meio a uma crescente insatisfação com a condução dos julgamentos dos envolvidos no 8 de janeiro, a perseguição por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), e em defesa da liberdade de expressão.

Em fevereiro, quando a manifestação foi anunciada, um dos principais temas era o impeachment do presidente Luiz Inåcio Lula da Silva (PT). No entanto, conforme revelou , Bolsonaro decidiu reformular a estratégia e direcionar o discurso para uma alternativa eleitoral, ao defender a saída do petista apenas em 2026, por meio das urnas.

“

O ato de 16 de março servirå também como um termÎmetro da força política do ex-presidente e medirå o alcance do discurso de anistia aos condenados do 8 de janeiro na sociedade.

A proposta que concede anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro segue em tramitação na , onde estå em anålise por uma comissão especial. No entanto, não hå previsão para votação. Embora a oposição afirme ter votos suficientes para aprovå-la, ainda depende de um cenårio político favoråvel e do interesse dos parlamentares em pautar a medida.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.