CENÁRIO POLÍTICO

Bolsonaro afirma que o Brasil estĂĄ em ‘ditadura’ e pede ‘apoio internacional’

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil precisa de ajuda internacional para sair de um “problema de ditadura”. O jornal britñnico Financial Times divulgou a entrevista com o político nesta terça-feira, 25.

“Temos um problema de ditadura, uma ditadura real”, disse Bolsonaro. “O Brasil não tem como sair dessa situação sozinho. Precisa de apoio internacional.”

Os ministros FlĂĄvio Dino, Luiz Fux, CĂĄrmen LĂșcia, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, relator do caso, votaram pela condenação do ex-presidente.

Moraes afirma que a PGR apresentou “fatos criminosos, circunstĂąncias e qualificação dos acusados”. O magistrado argumenta que Bolsonaro liderava uma “organização criminosa estĂĄvel”, que utilizava a “ação coordenada” como estratĂ©gia.

“NĂŁo Ă© normal que um presidente que acabou de perder a eleição se reĂșna com o comandante do ExĂ©rcito e da Marinha e o ministro da Defesa para discutir uma minuta de golpe, com controle de entrada e saĂ­da de pessoas do PalĂĄcio da Alvorada”, disse Moraes.

A denunciou Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por um suposto plano de golpe de Estado depois das eleiçÔes de 2022. As acusaçÔes foram dividas em nĂșcleos, e as oito pessoas atualmente julgadas integram parte do “nĂșcleo 1”.

O ĂłrgĂŁo vincula o caso de Bolsonaro aos atos do 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas foram Ă  Praça dos TrĂȘs Poderes, em BrasĂ­lia. Elas pediam esclarecimentos sobre o pleito que deu vitĂłria ao atual presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.