Combate ao Mosquito
Economia

Bolsas internacionais caem após anúncio de Trump: entenda o impacto no mercado

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As bolsas de valores internacionais registraram quedas acentuadas nesta quinta-feira, 3, depois do anúncio de tarifas de importação pelo presidente dos , Donald Trump. O mercado considerou as taxas mais agressivas do que o esperado.

Em , o Dow Jones caiu 3,98%, para 40.545,93 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 4,84%, ao fechar em 5.396,52 pontos. O Nasdaq despencou 5,97% e atingiu 16.550,61 pontos. O impacto foi sentido também nos mercados europeus e nos asiáticos, que fecharam em baixa significativa.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a Casa Branca informou que a tarifa geral mínima entrará em vigor em 5 de abril, com valores individualizados a partir de 9 de abril. O Brasil, ao lado de países como Alemanha, Arábia Saudita e Reino Unido, enfrentará uma tarifa mínima de 10% para vender aos EUA.

Em contrapartida, países como China e União Europeia sofrerão com tarifas de 34% e 20%, respectivamente. Japão, Coreia do Sul e Índia terão tarifas de 24%, 25% e 26%, enquanto a Suíça verá uma taxa de 31%.

Leandro Ormond, da Aware Investments, afirmou ao Estadão que a reação contida da bolsa brasileira, que caiu 0,04%, para 131.140,65 pontos, se deve à tarifa moderada imposta ao Brasil.

“Essa diferenciação tarifária pode representar uma vantagem competitiva para o Brasil no comércio internacional, especialmente no segmento de commodities”, explicou Ormond.

Tarifas de Trump superaram as expectativas

YouTube video

Fernando Marx, do TC, destacou que as tarifas superaram expectativas, especialmente na Ásia, e previu um aumento nas incertezas econômicas globais. “O mercado norte-americano deve sofrer no curto prazo, assim como o asiático”, disse. “A América Latina ficou relativamente mais protegida, mas dificilmente escapará de um movimento de sell-off global.”

Adam Hetts, da Janus Henderson, disse que a abordagem de Trump “cheira à tática de negociação”, mas que há espaço para reduzir tarifas, apesar de um piso de 10% já estabelecido.

No mercado norte-americano, a Apple liderou as quedas das grandes empresas de tecnologia, com suas ações que caíram 9,32%. e Tesla também sofreram perdas de 8,98% e 5,47%, respectivamente.

Na bolsa brasileira, as ações de petroleiras estiveram entre as mais afetadas com a medida de Trump, com recuo da Brava Energia em 7,18%, e Petrobras registrou perdas de mais de 1% em suas ações ordinárias e preferenciais.

Preço do Petróleo também caiu

Os preços do petróleo também caíram depois do anúncio de Trump, com o WTI (petróleo bruto leve) para maio fechou a US$ 66,95 o barril, uma queda de 6,64%, e o Brent para junho caiu 6,42%, para US$ 70,14. A expectativa de que as medidas tarifárias desacelerem a economia global contribuiu para a queda na demanda por petróleo.

Na Europa, as bolsas fecharam no vermelho, com recuo do FTSE 100 de Londres em 1,55% e queda do DAX de Frankfurt em 3,08%. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que a UE está preparando contramedidas. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, prometeu uma resposta calma a Trump.

Na Ásia, o Nikkei caiu 2,77% em Tóquio, enquanto o Hang Seng recuou 1,52% em Hong Kong. O índice Kospi da Coreia do Sul cedeu 0,76%. Na China, o índice Xangai Composto perdeu 0,24%, e o Shenzhen Composto recuou 1,10%.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.