Meu Deus, que fofura! Este filhote de onça-parda, abandonado pela mãe, foi resgatado em uma zona rural na região de Cambuci, no Rio de Janeiro.
O órgão Área de Soltura de Animais Silvestres de São Gonçalo (Asas-SG) recebeu o ilustre visitante (Puma concolor) bem novinho, encontrado por um produtor rural do município.
Com resgate rápido, o Asas permitiu que o animal fosse levado em segurança para receber atendimento veteronário. “É gratificante saber que um equipamento que inauguramos há cerca de um ano rapidamente teve sua relevância reconhecida”, informou em nota o órgão.
Como foi encontrado
Ao ser avistado por um produtor rural, o filhote ficou assustado e ficou preso na propriedade esperando ser resgatado. O homem comunicou o fato ao Linha Verde do Disque-denúncia, que acionou o Comando de Polícia Ambiental (CPAM).
Rapidamente, os militares chegaram ao local e direcionaram o animal para a Asas, por conta da proximidade e da estrutura necessária para o atendimento ao felino.
A pequena oncinha foi transportada em uma viatura climatizada e foi acompanhada de perto pela tenente Camila Almeida, doutora médica veterinária e especialista clínica de animais selvagens.
Atendimento especial
Por ser um animal selvagem e um felino de grande porte, o filhotinho precisava de atendimento especializado, para ver se ele não possuía ferimentos ou doenças graves.
Na Asas, o felino recebeu o primeiro atendimento clínico e laboratorial. O veterinário fez exame de sangue (incluindo sorologia de Fiv/ FeLV) e prescreveu alimentação adequada.
Os agentes tiveram que estabilizar o humor do filhote após a longa viagem de Cambuci até São Gonçalo, mitigando assim, riscos decorrentes do estresse do processo.
“O animal veio para a Asas porque era o local mais próximo que poderia proporcionar a assistência adequada, o que é fundamental, tratando-se de um filhote de felídeo”, afirmou o disse o subsecretário de Meio Ambiente, o biólogo Glaucio Teixeira Brandão.
Sem problemas de saúde mais graves, o cuidado especializado dos veterinários possibilitou que o animal ficasse saudável novamente!
“Aqui ele recebeu todo o cuidado necessário e inclusive retiramos um carrapato que estava na região ocular do animal assim que chegou”, disse Glaucio Brandão.
Leia mais notícias boas:
Linha Verde
Assim como o filhote resgatado, outros animais podem ser encontrados fora do habitat natural. É necessário que os cidadãos saibam como proceder. Por isso, o Linha Verde é um canal de denúncias anônimas a respeito de crimes ambientais, especialmente contra a fauna e flora.
O canal também atende a denúncias de ameaças às áreas de preservação permanente, Unidades de Conservação e maus-tratos aos animais.
O telefone do Linha Verde do Disque–Denúncia é o 0300 2253 1177. O contato para resgate de animais silvestres pela Asas é (21) 2199-6336.
Com informações do Meia Hora.
Fonte: sonoticiaboa