Uma brincadeira virou coisa séria e chamou a atenção do Neguinho da Beija-Flor, que resolveu adotar o garoto que regia uma orquestra de meninos do samba, na comunidade Morrinho, em Campos dos Goytagazes (RJ).
Agora aquele garoto, de 2018, faz parte da escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, um sonho mais do que realizado. E ele já foi batizado pelo padrinho:
“Juntou a fome com a vontade de comer. Então, está aí: Wendel Neguinho Júnior. Ele botou só Neguinho Júnior, mas minha sugestão é que ele deixe três nomes. Afinal, é importante ficar com o dele também, que aí futuramente o Neguinho Júnior sai e fica só Wendel da Beija-Flor”, afirmou Neguinho.
Emoção à flor da pele
Nas imagens que viralizaram, o garoto aparece comandando o grupo do samba que simula uma bateria, em um palco improvisado com baldes, latas e garrafas pet, além das próprias vozes, para entoar o samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis daquele ano.
O “regente” garoto da turma de meninos, Wendel Santtos, na época com 12 anos, em 2018, ganhou fama nas redes sociais com a brincadeira. “Um certo dia, estávamos na rua tocando balde, garrafa PET, e passou um rapazinho, um vizinho, que parou para gravar.”
Wendel disse que ainda “não caiu a ficha” sobre o que está vivendo.
“Até me faltam palavras para poder falar, descrever o que estou sentindo. A ficha ainda não caiu. Eu nunca imaginaria que um dia eu pudesse cantar na escola que eu amo de coração, ao lado do Neguinho da Beija-Flor.
Surpresa e gratidão
Com a emoção à flor da pele, o garoto descreve o momento e a surpresa de estar ao lado de Neguinho e da Beija-Flor.
“Aconteceu, Papai do céu abençoou, e eu agradeço muito ao Neguinho. Minha eterna gratidão, sempre”, disse. “O impacto é sim muito grande, porque é uma troca de vida. A gente precisa ter muita coragem mesmo.”
Em 2024, a Beija-Flor de Nilópolis terá como enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, assinado pelo carnavalesco João Vitor Araújo.
Na ocasião, a escola será a segunda agremiação a passar pelo Sambódromo da Marquês de Sapucaí no domingo, dia 11 de fevereiro, pelo Grupo Especial. Esta será a primeira vez que a azul e branca desfilará nesta posição.
Brincadeira que virou coisa séria
Wendel disse que na hora em que ele e os amigos sempre “batiam lata”.
“Na hora [da filmagem], eu estava cantando o samba da Beija-Flor de 2018, que para mim é um samba que vai ficar marcado na minha trajetória de vida. Aliás, aonde eu vou, canto esse samba da Beija-Flor de 2018.”
Segundo o garoto, no mesmo dia em que o vídeo foi postado, veio o “sucesso”.
“Logo à noite, no mesmo dia, o vídeo repercutiu e fez o maior sucesso. Em um primeiro momento, nem consegui acreditar no que estava acontecendo”.
Encantou o Neguinho da Beija-Flor
O vídeo chamou a atenção de Neguinho da Beija-Flor e da escola azul e branca.
Os meninos foram ao Rio de Janeiro e conheceram pessoalmente a sede da Beija-Flor, Neguinho e outros integrantes da escola. Também ganharam de doação instrumentos profissionais.
Neguinho lembrou daquele momento.
“Quando eu vi o vídeo, me remeteu muito a minha infância. Eu também tinha a vontade de ser um Jamelão, um Roberto Silva, um Jorge Veiga, né? Era o sucesso da época que eu tinha meus 10, 12 anos. E eu fazia aquilo também, a mesma coisa. Era folia de reis e o samba.”
Virada na vida
Mesmo depois do Carnaval de 2018, Neguinho da Beija-Flor seguiu mantendo contato com Wendel Santtos.
Os dois chegaram até a gravar uma música chamada “Vai Menino”, em referência aos sonhos e à fé de um garoto, no ano de 2019.
Agora que o jovem completou a maioridade, uma nova parceria foi firmada entre eles. O intérprete, desta vez, convidou Wendel para integrar o carro de som da Deusa da Passarela.
“Há uns dois meses, o Wendel fez 18 anos. Desde o episódio do vídeo, eu tenho acompanhado o trabalho dele de longe. Ele canta bem, futuramente vai compor também, então decidi trazer para fazer parte do nosso carro de som e ser mais um membro da nossa família Beija-Flor.”
Neguinho pediu aos dirigentes da escola para que o garoto pudesse fazer parte da Beija-Flor e todos disseram que seguiam observando Wendel, sinalizando positivamente.
“Juntou a fome com a vontade de comer. Então, está aí: Wendel Neguinho Júnior. Ele botou só Neguinho Júnior, mas minha sugestão é que ele deixe três nomes. Afinal, é importante ficar com o dele também, que aí futuramente o Neguinho Júnior sai e fica só Wendel da Beija-Flor”, afirmou.
Neguinho da Beija-Flor disse que a estória dos meninos é muito parecida com a dele.
“Lembro que eu juntava a molecada e ficava batendo na lata de goiabada. Então, quando eu vi, me emocionei muito. Não só eu, porque viralizou no país, no mundo todo. Depois, entrando em contato com os meninos, eu vi que além deles terem vontade de tornar aquele sonho realidade, eles tinham qualidade também, tinham potencial.”
Leia mais notícia boa
Relação com o samba
Wendel disse que desde sempre mantém uma relação especial com o samba porque o pai dele faz parte dos responsáveis pelo Boi Pintadinho, uma tradicional manifestação cultural de Campos dos Goytacazes.
Porém, a paixão pela Beija-Flor começou por volta dos 9 anos. Junto com ela, surgiu a admiração dele por Neguinho. A influência é tamanha que, além do nome artístico, o intérprete serviu de inspiração até mesmo para cacos e bordões.
Sempre fui muito ligado ao mundo do samba, ao Carnaval. O meu pai tem uma agremiação lá em Campos dos Goytacazes, então eu sempre respirei samba. Meu avô também, já cantou no Carnaval da cidade, de repente meu talento veio até dele.
Neguinho da Beija-Flor “adota” e batiza garoto que viralizou com samba de 2018
@maiscarnaval Sonhos sempre vem pra quem sonhar! Em 2018 um grupo de crianças viralizou cantando e tocando, com instrumentos improvisados, o samba da Beija-Flor daquele ano. Entre os sambistas mirins estava Wendel Santos, hoje com 18 anos, e à convite do Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola, vai cantar no carro de som da Azul e Branco de Nilópolis no #Carnaval2024 @eduardohollanda #maiscarnaval #compartilheoanointeiro #cultura #carnaval #instacarnaval #instasamba #culturapop #youtuber #escoladesamba #bastidores #makingof #samba #trend #fy #viral #fyp #reels #riocarnaval #beijaflordenilopolis #beijaflor #neguinhodabeijaflor ♬ som original – Mais Carnaval
Neguinho da Beija-Flor e o garoto Wendel dos Santtos
Com informações de Mais Samba e Carnavalesco
Fonte: sonoticiaboa