Conforme a programação, neste sábado (1º), o bloco estará em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), junto ao bloco Unidos da Aldeia Velha. No domingo, o cordão marca presença na festa da Praça 8 Abril, a partir das 15h.
Na segunda-feira, o bloco encerra as comemorações carnavalescas com um desfile que contará com bonecos gigantes, pernas de pau, boi à serra, mestres do cururu e siriri, banda de retreta e muito mais. O evento será no Distrito da Varginha, em Santo Antônio de Leverger (a 33,5 km de Cuiabá), a partir das 8h.
O bloco de carnaval “Vem Oyá Jejé” nasceu da vontade de Júlio Carcará de homenagear seu grande amigo Jejé de Oyá, que morreu em 2015. Desde sua formação em 2016, o grupo tem se destacado no Centro Histórico de Cuiabá, trazendo alegria e tradição com suas apresentações que incluem bonecos gigantes, pernas de pau e uma animada bandinha de retreta. A iniciativa é uma realização da Associação Leite de Pedras, que acolheu a proposta com entusiasmo.
Para fortalecer a organização do bloco, foi criada, naquele ano, uma Comissão Carnavalesca de apoio, composta pela jornalista Leleca, o decorador Jorge Catumba e a produtora cultural Madona.
Os “esquentas” do bloco, que são eventos preparatórios para o Carnaval, ocorrem no bar do Julhinho, localizado na popular praça da Mandioca, e atraem uma variedade de parcerias, incluindo o grupo Flor Ribeirinha, o bloco da Cidade Alta, o Imprensando Bebum, além de diversos grupos de cultura afro-brasileira, teatro, dança e música.
A proposta do “Vem Oyá Jejé” é resgatar a essência dos antigos carnavais, como ressaltou João Sebastião, um renomado pintor e carnavalesco, que afirmou que “os antigos carnavais no centro da cidade eram muito mais animados devido à proximidade das pessoas de suas casas, de ruas estreitas e os foliões que desfilavam”.
Com uma proposta que une memória, cultura e diversão, o cordão se consolida como uma das principais atrações do Carnaval cuiabano, celebrando a amizade e a tradição de forma vibrante e inclusiva.
Para mais informações, acesse @leitedepedras ou no telefone: (65) 98119-5810.
Fonte: leiagora