A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) apreendeu, ao longo de dois dias de fiscalização, dezenas de garrafas de bebidas destiladas e engradados enterrados na areia da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A maior parte do material foi encontrada nas proximidades da Rua Rodolfo Dantas, área que concentra o principal palco do réveillon da cidade.
A ação fez parte da Operação Tatuí, que tem como objetivo localizar objetos e produtos escondidos ou deixados de forma irregular na faixa de areia. Ao todo, foram recolhidas 35 garrafas de vidro armazenadas em recipientes plásticos com tampa, além de engradados de água e guaraná natural.
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, a iniciativa busca desobstruir o espaço público e impedir que a praia seja utilizada como depósito irregular. De acordo com ele, parte do material apreendido possivelmente seria comercializada durante as celebrações de fim de ano.
Fiscalização na orla
As operações contam com apoio da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e da Guarda Municipal. Além da apreensão de produtos, as equipes também atuam na retirada de acampamentos montados na areia, prática comum de pessoas que tentam reservar espaço para a noite da virada de 2025.
Desde maio deste ano, um decreto da prefeitura do Rio estabelece novas regras para o uso da orla carioca. A norma proíbe garrafas de vidro e cercadinhos, define limites de volume e horário para música, padroniza barracas com identificação e busca coibir irregularidades, promovendo um uso mais organizado e democrático das praias.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






