Notícias

Bebê é diagnosticado com Febre do Nilo Ocidental pela Secretaria de Saúde

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

Um caso de Febre do Nilo Ocidental foi confirmado em um bebê de três meses, em Campo Novo do Parecis (402 km de Cuiabá) pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). A criança recebeu alta médica na terça-feira (10) e passa bem. A doença é transmitida por meio de um mosquito e a maior parte dos casos é assintomática ou com efeitos leves.

Uma equipe da SES se deslocou até Campo Novo do Parecis, onde são realizadas inspeções ambientais em torno da residência para encontrar possíveis criadouros do mosquito transmissor. Além disso, uma investigação epidemiológica trabalha para descobrir o local de infecção com base no histórico de deslocamento da família e possíveis casos não diagnosticados.

De acordo com a Secretaria, o caso no bebê foi confirmado em dezembro de 2025, após exames laboratoriais específicos realizados pelo Instituto Evandro Chagas. Mesmo residindo em Campo Novo, ele recebeu atendimento em Cuiabá.

O município de Campo Novo do Parecis emitiu alerta à população com orientações sobre as medidas de prevenção.

O que é a Febre do Nilo Ocidental?
É uma arbovirose, ou seja, doença viral transmitida principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A Febre do Nilo Ocidental é causada por um vírus da família Flaviviridae, transmitido pela picada de mosquitos do gênero Culex.

A Secretaria de Saúde informa que a maioria das pessoas infectadas é assintomática. Cerca de 20% podem apresentar sintomas leves, como febre, dor de cabeça, mal estar,dor muscular, enjoos ou manchas na pele.

“Em menos de 1% dos casos, especialmente em extremos de idade ou pessoas imunocomprometidas, a doença pode evoluir para formas neurológicas graves, como meningite, encefalite ou paralisia flácida aguda”, afirmou a SES.

A prevenção da doença é semelhante à da dengue e zika ao eliminar água parada, fechar janelas e evitar contato com mosquitos, principalmente em crianças, idosos e gestantes.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.