Turismo

Batuque Coletivo homenageia Lô Borges no Carnaval 2026 em Belo Horizonte

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1



  • Completando 10 anos de folia em 2026, o bloco Batuque Coletivo volta às ruas de Belo Horizonte já no sábado do dia 10 de janeiro, com um ensaio aberto e gratuito no aquecimento para o Carnaval.

    O tema da vez é uma celebração da cultura mineira, com uma homenagem especialíssima: as apresentações também vão exaltar o legado de Lô Borges, músico falecido no final do ano passado e um dos fundadores do lendário Clube da Esquina.

    Identidade mineira em destaque

    “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais” foi o tema escolhido para o desfile do Batuque Coletivo em 2026. A ideia é destacar a conexão entre o Carnaval de rua e a cultura única do estado, através da celebração de alguns dos seus símbolos mais marcantes. Atuando como uma forma de conectar gerações através da canção, entra em cena o repertório de Lô Borges, cantor e compositor que morreu no começo de novembro.

    Aos 73 anos, Lô – nome artístico de Salomão Borges Filho – era mais conhecido pela sua participação na criação do Clube da Esquina, movimento surgido no começo dos anos 1960 que também teve Milton Nascimento como expoente. Mesmo tendo vivido o auge nas primeiras décadas após marcar a história da MPB, Lô Borges seguiu prolífico até o final da vida, produzindo seis discos de canções inéditas entre 2019 e 2024.

    Siga

    lo-borges
    Lô Borges faleceu em novembro de 2025 (João Diniz/Divulgação)

    Surgido em 2016 a partir da banda homônima que até então se apresentava em eventos particulares pela capital mineira, o bloco do Batuque Coletivo cresceu e agora é acompanhado por uma bateria com 200 integrantes, ao lado da banda original que atualmente conta com 12 membros. Além das músicas vinculadas à temática escolhida para cada ano, o repertório acaba prezando pela variedade, com um mix de estilos que vão do axé ao rock, passando por funk, pagodão e sertanejo, entre outros.

    Serviço

    O Ensaio de Carnaval do Batuque Coletivo acontece no dia 10 de janeiro (sábado), a partir das 16h. A festa está marcada para o Recanto Buri, que fica na Avenida Mário Werneck, 515, em Buritis. A entrada é franca.

    Já o desfile do Batuque Coletivo vai acontecer no domingo de Carnaval, em 15 de fevereiro, na Avenida Brasil. A concentração começa às 14h, enquanto o desfile se estende das 15h às 19h.

    Acompanhe as páginas oficiais do bloco para atualizações.

    TAGS:

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.