Turismo

Basílica de Santa Maria Maggiore: Futuro local de sepultamento do papa Francisco

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em respeito a um desejo expressado pelo próprio. Ainda que seja mais tradicional o sepultamento de papas na cripta da Basílica de São Pedro, no Vaticano, como acontece desde 1903, outros sete pontífices já foram sepultados na igreja localizada no centro de Roma em um passado mais remoto o último foi o papa Clemente IX, em 1669.

Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma, Itália
Colunas romanas, mosaicos e adornos dourados compõem a decoração do interior da basílica (Livioandronico2013/Wikimedia Commons)

Francisco possuía uma relação especial com a basílica. Antes mesmo de se tornar papa, ele costumava orar em frente à pintura em madeira “Salus Populi Romani”, que retrata a Virgem Maria com o menino Jesus. Também foi na Basílica de Santa Maria Maggiore onde ele iniciou o seu primeiro dia como líder da Igreja Católica, em 14 de março de 2013, e onde costumava rezar antes e depois de viagens. Outro momento marcante aconteceu em março de 2020, quando o papa Francisco orou na basílica pedindo pelo fim da pandemia de Covid-19.

Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma, Itália
“Salus populi romani”, diante da qual o papa Francisco costumava rezar, fica dentro da Capela Paolina de Santa Maria Maggiore (//Wikimedia Commons)

A Basílica de Santa Maria Maggiore foi construída durante o pontificado de Sisto III, entre os anos 432 e 440, como uma das primeiras igrejas dedicadas à Virgem Maria. Por isso, os mosaicos da nave que mostram cenas da vida da santa são também uma das mais antigas representações de Maria.

Vale se atentar ainda ao teto com ornamentos dourados, que teriam sido feitos com o ouro trazido das Américas por Cristóvão Colombo, e às colunas, algumas delas reaproveitadas de antigos edifícios romanos.

Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma, Itália
Detalhes em dourado do teto da basílica (Diego Delso/Wikimedia Commons)

Um fato curioso é que a Basílica de Santa Maria Maggiore também possui uma Capela Sistina, que não deve ser confundida com a famosa Capela Sistina que fica dentro do Vaticano. Nesse caso, a capela é decorada com afrescos de Cesare Nebbia e Giovanni Guerra, que retratam a infância de Jesus Cristo. Em frente a ela estão as tumbas dos escultores Pietro e Gian Lorenzo Bernini.

A construção ainda guarda uma relíquia: na chamada “Cripta da Natividade” está um pedaço de madeira da manjedoura onde nasceu Jesus Cristo, protegido por um relicário de cristal. Ali também está sepultado São Jerônimo, responsável por traduzir a bíblia para o latim.

Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma, Itália
Relíquia da manjedoura de Jesus está guardada em Santa Maria Maggiore (Diego Delso/Wikimedia Commons)

Serviço

A Basílica de Santa Maria Maggiore fica na Piazza di Santa Maria Maggiore, no alto do Monte Esquilino, em Roma. A igreja fica aberta diariamente, das 7h às 18h30, com entrada gratuita. Atenção: o funcionamento pode ser diferente nos próximos dias devido aos preparativos para o sepultamento do papa Francisco. Mais informações no site oficial.

Leia tudo sobre Roma

 

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:518,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.